Um caso raro de varíola dos macacos foi confirmado em Maryland, nos Estados Unidos. A infecção teria acontecido depois que um viajante voltou da Nigéria. O caso ocorre após 40 anos sem nenhum relato da doença, de acordo com cientistas de laboratório dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês).

A varíola dos macacos é uma doença viral rara, mas potencialmente séria, que geralmente começa com sintomas semelhantes aos da gripe e inchaço dos gânglios linfáticos. Posteriormente, ela progride para uma erupção disseminada no rosto e no corpo.

+ Equipe de pesquisa desenvolve vacina que mata HIV em macacos

Segundo o USA Today, o CDC pediu aos médicos que relatassem os casos suspeitos imediatamente às autoridades estaduais ou locais de saúde pública, independentemente de também estarem explorando outros diagnósticos potenciais.

As pessoas podem contrair a varíola dos macacos ao entrar em contato com animais infectados ou produtos de origem animal. Os especialistas acreditam que a transmissão entre humanos da varíola dos macacos ocorre principalmente por meio de grandes gotículas respiratórias.