Uma pesquisa realizada pelo Instituto Finlandês de Saúde e Bem-estar apontou que pessoas que frequentam espaços verdes de três a quatro vezes na semana tomam menos remédios para ansiedade, depressão, pressão alta e asma. O levantamento foi publicado pela revista Occupational & Environmental Medicine.

Para o estudo, foram usados dados de 16 mil residentes selecionados aleatoriamente nas cidades de Helsinque, Espoo e Vantaa, que responderam a Pesquisa de Saúde Ambiental da Região da Capital de Helsinque nos anos 2015-16. 

+BBB23: conselho de Enfermagem reage a declaração de médico no reality; assista

Os pesquisadores levaram uma série de informações em consideração: áreas verdes, como parques, zoológicos e pastagens; e azuis, como lagos, mar e rios; além de comportamentos de saúde, poluição sonora, renda familiar e nível educacional. 

Também foram listados remédios contra a ansiedade e insônia, depressão, pressão alta e asma, que são comumente prescritos pelos médicos e se os participantes faziam uso dessas medicações, por períodos que vão desde a última semana até mais de um ano atrás ou nunca.

Em comparação com as pessoas com menos de uma visita semanal a espaços ao ar livre, visitar essas áreas de três a quatro vezes por semana foi associado a chances 33% menores de usar remédios para saúde mental, chances 36% menores de usar remédios para pressão arterial e 26% menores de usar remédios para asma.  

Apesar dos resultados, os especialistas afirmam que se trata de um estudo observacional e que uma relação de causa e efeito não pode ser estabelecida automaticamente.