11/07/2012 - 21:00
Esporte
Os torcedores de futebol costumam pedir aos jogadores raça e que doem o sangue durante os jogos. Agora, uma ação de divulgação do Hemocentro da Bahia (Hemoba) inverte essa lógica. O Vitória tirou o vermelho de seu uniforme rubro-negro e diz que só voltará à camisa caso os torcedores doem sangue para o Hemoba. A cada jogo da equipe – que está na série B do Brasileirão –, faixa por faixa do uniforme será preenchida de acordo com o ritmo de doações. A criação é da agência Leo Burnett Tailor Made a pedido da Penalty, fornecedora dos uniformes do Vitória.
Marketing
Na ponta da língua
Qual é a melhor forma de testar uma pasta dental? Para a agência F. Biz a resposta é no beijo. Esse é o mote da campanha de lançamento da linha Close Up Ação Profunda, da Unilever. O inusitado teste-cego reuniu jovens interessados em beijar os dois casais de atores contratados, e descobrir quem estava usando a pasta. A ação aconteceu na praça Charles Miller, região central de São Paulo. Os testes serão mostrados em comerciais de tevê e de internet e repetidos em festivais de música.
Agências
O “Mad Man” original
O glamour da era romântica das agências de publicidade voltou com toda força com o seriado americano de tevê Mad Men. Aproveitando a deixa, a subsidiária da Ogilvy em Paris, localizada na sofisticada avenida George V, recriou um escritório da década de 1960 com os objetos (foto) do seu fundador, o britânico David Ogilvy. Entre as relíquias constam a máquina de escrever do empresário e uma tevê Philips. O espaço servirá como museu e local de visita dos clientes da agência.
Fusão
Sob o mesmo teto
A Grey141 e a Possible, agências controladas pelo grupo britânico WPP, passam a operar juntas, na mesma sede no Morumbi, em São Paulo. O objetivo é integrar os trabalhos em campanhas voltadas a diversas mídias. A Grey, do CEO Luiz Kroeff (à dir.) tem entre os seus clientes a Avon, DHL e Universal. A Possible, de Fernanda Jesus, traz à fusão as contas de Coca-Cola e Itaú.
Prêmio
Parceria reconhecida
A Editora Três recebeu o prêmio Top Tam Cargo, destaque de Ouro, concedido pela TAM a seus dez maiores clientes corporativos no Brasil, em 2011. O troféu foi entregue pelo gerente nacional de cargas da TAM, Ricardo Torres (à dir.), ao diretor de operações da Três, Gregorio França.
Bate-papo
Flávio Casarotti, diretor-geral de criação da Young & Rubicam. O publicitário fala sobre as novas campanhas das cervejas Itaipava e Crystal, do grupo Petrópolis:
O que caracteriza um bom trabalho, nos dias atuais, para uma grande agência?
O desafio é ter coerência na mensagem, mesmo navegando entre as diversas mídias. A forma como falamos na tevê, hoje, é completamente diferente em relação há dez anos, além de ser diversa também a maneira como uma marca precisa se comportar no meio digital.
A restrição do apelo sexual dificulta o trabalho com produtos como cerveja?
O processo de criação nunca é fácil. Com as restrições, menos ainda. A cerveja é um produto ligado à descontração, ao ambiente de bar, aos amigos e à paquera, além de ser consumido mais pelo público masculino. Então, temos de buscar a novidade, mas dentro da realidade do produto.
Criar para uma empresa que atua em um segmento dominado por gigantes é mais desafiador?
Sem dúvida. O mercado de publicidade não é mais baseado na ideia pela ideia, e sim em resultados concretos.