O governo Lula lança nesta quarta-feira, 24, a primeira fase do Voa Brasil, programa que prevê passagens aéreas por até R$ 200 o trecho. Após sucessivos adiamentos, o governo optou por iniciar o programa com uma versão desidratada, contemplando inicialmente apenas aposentados.

“A fase inicial do Voa Brasil é destinada a todos os aposentados do INSS que não tenham viajado de avião nos últimos 12 meses, independente da faixa de renda. Cada beneficiário terá direito a dois bilhetes aéreos por ano”, anunciou o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor).

A estimativa é que cerca de 23 milhões de pessoas terão direito a utilizar o programa.

Segundo o ministério, o objetivo é permitir que mais brasileiros, especialmente novos usuários, tenham acesso ao mercado aéreo do Brasil.

A cerimônia de lançamento está marcada para as 15h.

A inclusão de estudantes do Programa Universidade para Todos (Prouni), previstos como alvo desde o anúncio da ideia do programa, em março de 2023, ficará para uma segunda fase, que não tem previsão de lançamento.

As passagens a serem oferecidas pelas companhias são aquelas classificadas como ociosas – poltronas não vendidas por falta de demanda. Ainda não há detalhamento sobre questões como a antecedência em que os beneficiários poderão solicitar a passagem, nem se haverá garantia de bilhete de retorno, já que a disponibilidade, em tese, depende da dinâmica de venda de passagens, que são ofertadas para o publico geral até poucas horas antes das decolagens.