21/06/2006 - 7:00
O mercado brasileiro de computadores nunca viveu um momento tão promissor. As vendas de PCs aumentaram 36% em 2005 e a pirataria caiu cerca de 13%, de acordo com a consultoria IDC. Mas há uma área que está ainda mais apetitosa para os fabricantes: a de notebooks. Segundo o IDC, no primeiro trimestre do ano o número de unidades vendidas cresceu 86%, o que significou 88 mil computadores comercializados em apenas três meses. O fenômeno é uma repetição da situação que já ocorre em mercados maduros. Os pequenos e médios empresários brasileiros perceberam que ganham tempo se tiverem portabilidade, os lares começam a ganhar seu segundo computador e, mais importante no mercado nacional, laptops não são pirateados. Essa soma de fatores está começando a funcionar como um ímã para empresas que, até pouco tempo atrás, nem sequer cogitavam entrar no mercado brasileiro. A fabricante de eletroeletrônicos espanhola Airis é uma delas. Com faturamento de e 420 milhões em 2005, a empresa é a 4ª do mercado espanhol de laptops e chega ao País no mês que vem. Colocará seus produtos em grandes redes varejistas como Casas Bahia e Carrefour. Trará quase toda a sua linha, que vai de tocadores de música digital a tevês de plasma. Mas o fabricante espera que a galinha dos ovos de ouro seja a venda de laptops. ?Apenas 6% dos computadores vendidos no Brasil em 2005 eram portáteis?, diz Aimberê Maciel, diretor da Airis no Brasil. ?Apostamos no potencial desse mercado.?
O laptop mais barato da Airis chegará ao mercado por cerca de R$ 2,5 mil. ?Há muito espaço para novos fabricantes?, afirma Reinaldo Sakis, analista da consultoria IDC Brasil. ?O brasileiro não se importa com a marca do computador, mas sim com o preço. Isso ajuda novos competidores?. Mesmo assim, a disputa será árdua. À frente estão concorrentes importantes como HP ? na liderança com 24% de participação de mercado ?, Dell e algumas marcas nacionais que vêm crescendo, como Positivo e Itautec. As brasileiras também oferecem equipamentos a preços atrativos. Para trazer a Airis ao Brasil, a matriz espanhola investiu US$ 10 milhões. Espera ter 30 funcionários e mais de 60 revendedores até o fim do ano. A expectativa é que, até dezembro, a operação brasileira fature US$ 30 milhões e pavimente os planos de pouso na Argentina. Ainda este ano.