09/02/2021 - 13:06
O ambiente virtual está cheio de armadilhas e com pessoas mal-intencionadas. O golpe do WhatsApp, por exemplo, parece fake news mas ocorre com muita frequência.
Para que os usuários não caiam em ciladas, a OLX listou cinco dicas e informações que explicam como os golpes acontecem, quais são os objetivos de cada um deles e como se proteger no dia a dia.
+ Via Varejo lança plataforma logística para marketplace e acirra disputa no e-commerce
+ E-commerce com força máxima
Confira abaixo:
1 – Golpe do WhatsApp
Como ocorre?
Os fraudadores enviam uma mensagem pelo WhatsApp solicitando dados, com a desculpa de que precisam confirmar informações, e então solicitam que a pessoa envie um código que receberá por SMS.
Com essa informação, o golpista consegue instalar o WhatsApp da pessoa em outro celular e bloquear o acesso ao aplicativo pelo usuário, acessando sua lista de contatos. O fraudador pode enviar mensagens pedindo dinheiro a amigos e familiares.
Como se prevenir?
Ative no aplicativo de mensagens a verificação em duas etapas, isso aumenta a segurança e dificulta a clonagem. Nunca compartilhe códigos de segurança recebidos por SMS.
2 – Aluguel de conta no e-commerce
Como ocorre?
No Aluguel de Conta, o golpista entra em contato com os usuários oferecendo uma quantia para alugar sua conta em plataformas de e-commerce. Atraídos pela oportunidade de ganhos, as pessoas informam usuário e senha.
As contas são utilizadas para aplicar golpes em outros consumidores. Os usuários devem ficar atentos, pois além de infringirem as regras de uso das plataformas, são responsáveis pela utilização de suas contas e, por sua vez, podem ser indiciados criminalmente por crimes praticados com a sua utilização.
Como se prevenir?
Nunca compartilhe seu login e senha com terceiros, escolha senhas fortes e as troque regularmente, além de informar imediatamente às plataformas caso tenha sido abordado.
3 – Perfil clonado de contas
Como ocorre?
O golpista faz uma página idêntica as das empresas em redes sociais e atrai as pessoas com falsos sorteios, vantagens ou mesmo se identificando como um canal de resolução de problemas do site original. O fraudador pede dados e informações do usuário e o utiliza para aplicar golpes em nome da pessoa.
Como se prevenir?
Comunique-se com as empresas apenas pelos canais oficiais e verifique se a página das empresas nas redes sociais contém o selo de verificação.
4 – Falso Pagamento
Como ocorre?
O golpe do falso pagamento acontece quando uma pessoa, que se passa por compradora, demonstra interesse em um produto vendido nas plataformas de e-commerce e fecha o negócio. No entanto, ela utiliza comprovantes de pagamentos adulterados ou falsos para concluir a compra.
Normalmente, o pedido vem também com uma promessa de poder pagar um valor acima do que foi anunciado, informando, por exemplo, ter saldo disponível em outras plataformas.
Como se prevenir?
Confirme, antes de enviar o produto, com o seu banco ou com a plataforma, quando estiver usando a intermediação de pagamento do site, se o valor já está disponível em sua conta.
Desconfie de negociações por e-mail ou aplicativos de mensagens, mantendo a negociação no ambiente das plataformas de compra e venda. Só entregue o produto após ter o pagamento confirmado na sua conta.
5 – Intermediário (para veículos)
Como ocorre?
No golpe do intermediário, os fraudadores se utilizam de anúncios de terceiros para negociar veículos usados ou seminovos, utilizando informações de anúncios reais e recebendo o pagamento do comprador interessado pelo veículo.
Como se prevenir?
Evite intermediários, negocie sempre diretamente com comprador/vendedor. Desconfie de ofertas muito atrativas e veículos com preços abaixo dos valores de mercado. Fique atento com conversas em que o interessado, se passando pelo vendedor/comprador, diz que está negociando o veículo para um amigo/parente com quem tem uma dívida.