Um dia após a sua estreia, o touro dourado da B3, bolsa de valores brasileira, foi alvo de protestos nesta quarta-feira (17). O símbolo, inspirado no touro de Wall Street, está instalado em frente à sede da B3, na Rua Quinze de Novembro, no centro da capital paulista.

De acordo com publicação do grupo que realizou o ato, o protesto é contra a fome, a desigualdade social, o desemprego e a falta de oportunidade para a juventude periférica. O grupo colou cartazes no Touro de Ouro, mas a ação levou apenas 5 minutos para ser interrompida pela segurança da Bolsa.

+ Instável, Ibovespa tenta defender os 104 mil pontos em meio a temores com PEC

Desenvolvido pelo artista plástico Rafael Brancatelli, em parceria com o economista e apresentador Pablo Spyer, a escultura pesa quase uma tonelada e possui cinco metros de comprimento. Em nota, a bolsa brasileira diz que a escultura “simboliza o mercado financeiro e a força do povo brasileiro”.

O touro é construído sobre uma estrutura metálica tubular com multicamadas de fibra de vidro de alta densidade e pintura de alta temperatura anticorrosiva e tem 5,10 metros de comprimento, 3 metros de altura e 2 metros de largura.

Mas por que um touro?

No mercado financeiro, o touro representa “otimismo e a força dos investidores”. Acredita-se que a origem dessa metáfora está numa expressão usada no mercado financeiro para se referir ao movimento de alta nos papéis, quando os preços estão subindo: “bull market” (mercado do touro).

O Touro de Wall Street é um dos maiores símbolos ligados às bolsas dos Estados Unidos e fica em Manhattan, Nova York. O touro americano tem 3,4 metros de altura e 4,9 metros de comprimento. A estátua de 3,2 toneladas foi criada pelo escultor siciliano Arturo Di Modica.

Memes

A versão brasileira da escultura viralizou nas redes sociais e já virou meme. Confira algumas das publicações a seguir: