11/01/2019 - 15:18
Um dia depois da Ford e do grupo Jaguar Land Rover anunciarem demissões em massa em unidades da Europa, o grupo Volkswagen informou a venda recorde 10,83 milhões de unidades em 2018. O total representa 0,9% a mais do registrado no ano anterior.
O índice deixa a montadora alemã na cola do grupo Renault Nissan Mitsubish na briga pela liderança de maior detentora de vendas. Em 2017, a aliança franco-japonesa comercializou 10,6 milhões de veículos. Os números do último ainda não foram divulgados.
Segundo o comunicado, apenas os carros da marca Volkswagen foram responsáveis por 6,24 milhões das vendas, enquanto as marcas de luxo Audi e Porsche contabilizaram 1,81 milhão e 256 mil veículos, respectivamente. O conglomerado ainda conta com nomes como Benteley, Bugati, Lanborghini, entre outros.
O chefe de vendas da Volkswagen, Christian Dahlheim, afirmou que a tensão causada pela guerra comercial entre os Estados Unidos e a China impactou na redução do comércio nos últimos seis meses do ano. Porém, ele estima que as vendas se manterão estáveis em 2019, afirmando que o primeiro trimestre pode ser bastante desafiador.