06/03/2021 - 1:50
Está confirmado que o novo modelo a ser desenvolvido pela Volkswagen no âmbito do Project Trinity chegará ao mercado em 2026 com tecnologias de topo de linha, onde se inclui a condução autônoma. Este projeto está sendo visto como o ponto de introdução de um novo modelo de negócio que implica que muitas funcionalidades sejam disponibilizadas como serviços para baixar na Internet.
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Para a Volkswagen, o Project Trinity é visto como um conceito “altamente eficiente com um design icônico”, e é isso mesmo que sugere a imagem divulgada até agora. O modelo a ser construído com esta nova arquitetura vai recorrer a elementos já existentes na plataforma da Volkswagen, mas com novos powertrains e software avançado. É provável que esta conjugação de elementos permita sistemas substancialmente mais avançados em termos de tecnologia de condução e conectividade.
O modelo com lançamento previsto para 2026 irá estar equipado com sistemas de assistência à condução de Nível 2+, mas o CEO da Volkswagen, Ralf Brandstätter, admite que em 2030 já seja possível fazer o upgrade para Nível 4+, que permite condução 100% autônoma em algumas vias. Brandstätter acrescenta que o Project Trinity inaugurará um novo modelo de negócio, através do qual os clientes poderão escolher o tamanho da bateria, a cor da pintura e especificações quanto à tração. Do mesmo modo, algumas funções relacionadas com o hardware poderão ser ativadas e desativadas conforme a necessidade, e outras funcionalidades poderão ser adicionadas ao veículo através de download de software.
Dentro do Grupo Volkswagen, também a Audi está desenvolvendo uma nova plataforma de veículo elétrico, apelidada de Artemis, que deverá ser utilizada para modelos de tecnologia de ponta daquela marca, bem como da Bentley e da Porsche. Brandstatter afirma que os dois projetos são complementares, sugerindo que o Project Trinity será a chave para o desenvolvimento de software no seio do grupo automobilistico.