10/08/2021 - 16:19
Por Roman Kutukov
YAKUTSK, Rússia (Reuters) – Os incêndios florestais se espalharam pelo vilarejo siberiano de Byas-Kyuyol tão rápido no fim de semana que as pessoas fugiram deixando seus animais de estimação para trás. As equipes de resgate já salvaram seis gatos que sobreviveram.
Os incêndios, que atingiram a região nordeste da Sibéria de Yakutia neste verão do hemisfério norte, deixaram 185 pessoas desabrigadas e destruíram mais de 40 casas em Byas-Kyuyol no sábado, de acordo com a mídia local News Ykt. Nenhuma pessoa ficou ferida, de acordo com relatos.
Voluntários vasculharam as ruínas da vila em busca de gatos depois de avistá-los em um vídeo da imprensa sobre a devastação. Eles acabaram encontrando seis, quatro deles gravemente feridos no incêndio, e agora estão sendo tratados em uma clínica em Yakutsk, a capital da região.
Um dos gatos estava em um pântano tentando resfriar suas patas feridas, disse Ekaterina Fedorova, uma ativista dos direitos dos animais, que estava entre os voluntários. “Evidentemente, suas patas estavam doendo, então ele se sentou bem na água”, disse ela.
“Os gatos se escondem quando ficam estressados. Encontramos dois deles em uma casa abandonada… é algo bom eles não terem se queimado”, disse Fedorova.
Uma voluntária disse que encontrou os restos mortais de um cachorro que havia sido amarrado e morreu nas chamas.
Fedorova disse que os proprietários de dois dos gatos pediram que os animais de estimação fossem devolvidos assim que os problemas em relação às suas casas, que ficaram destruídas, fossem resolvidos. As autoridades locais estão prometendo reconstruí-las em meados de outubro.
A maior região da Rússia, Yakutia, é atingida por incêndios florestais todos os anos, mas eles têm sido particularmente intensos nos últimos anos. Os incêndios deste ano cobriram as cidades com uma espessa fumaça que se espalhou até o Pólo Norte.
(Por Roman Kutukov)