28/01/2003 - 8:00
Voar sempre povoou os sonhos da humanidade ? seja no campo da mitologia, seja no campo da ciência. Na mitologia grega, Ícaro fez asas de cera para fugir do labirinto de Creta. Já na ciência, o artista e inventor renascentista Leonardo da Vinci vislumbrou, no século 15, uma espécie de aeronave e projetou uma engenhoca que parecia um pássaro. Foram precisos mais de 500 anos para que o homem concretizasse a visão de Da Vinci. E tinha que ser no Vale do Silício, nos Estados Unidos, a meca da tecnologia. A Trek Aeroespace criou uma máquina que faz o homem voar carregando duas hélices nas costas. O Solotrek XFV promete revolucionar o meio de transporte aéreo e fazer qualquer pessoa alçar vôo a mais de 2 mil metros de altitude, decolando e aterrissando na vertical.
O alvoroço em torno do novo aparelho é tanto que na semana passada o site de leilões ebay vendeu um único exemplar por mais de US$ 6 milhões. Agora, quem estiver interessado em ter um outro desse precisará correr atrás da empresa que fabrica o equipamento. E motivos para isso não faltam. O Solotrek XFV é diferente de tudo o que já se viu na aviação. Ao contrário do foguete que é usado no filme Rockteer ou daquele que sobrevôou a Marquês de Sapucaí, no carnaval carioca de 2001, que permanecem no ar por apenas 30 segundos, o XFV tem uma autonomia de vôo de 2,5 horas. Com uma altura de 2,1 metros e um motor a gasolina de 120 cavalos de potência, ele pesa 136 quilos e suporta um peso de 108 quilos: o suficiente para atingir uma velocidade de 111 km/h em um trajeto de 168 quilômetros.
Para desenvolver o XFV os engenheiros da Trek Aerospace levaram sete anos. Somente em dezembro do ano passado o aparelho fez, com sucesso, o seu debut nos ares. Agora, os executivos da empresa vislumbram um futuro promissor. O equipamento pode ser usado para turismo em passeios entre montanhas rochosas, também tem utilidade para fins militares, resgates e até mesmo para shows e entretenimento. Mas o bom mesmo é fugir dos caóticos congestionamentos das grandes cidades.