Os voos de e para o aeroporto de Heathrow, em Londres, no dia do funeral da rainha, estão sendo cancelados ou remarcados “como uma marca de respeito” ao falecido monarca.

Em um comunicado divulgado na quinta-feira, o aeroporto mais movimentado do Reino Unido confirmou que faria “mudanças apropriadas” nas operações “para evitar a interrupção do ruído” durante o funeral de Estado da rainha Elizabeth II na Abadia de Westminster e o Serviço Committal no Castelo de Windsor na segunda-feira.

+ Rei Charles faz vigília no caixão da rainha; fila de espera aumenta em Londres

A transportadora nacional britânica British Airways já cancelou 50 voos de curta distância na segunda-feira, enquanto a Virgin Atlantic cancelou quatro voos dos EUA de e para o aeroporto de Heathrow.

As mudanças operacionais, que provavelmente afetarão milhares de passageiros, foram implementadas para garantir “céus tranquilos” durante horários específicos do dia e afetarão cerca de 15% da programação de Heathrow.

Não haverá movimentação de aeronaves no aeroporto por 30 minutos para garantir que não haja interrupção durante um silêncio de dois minutos no final do funeral.

As chegadas a Heathrow também serão interrompidas a partir das 13h45 e 14h20 “para garantir o silêncio durante a procissão cerimonial” (GMT), e não haverá partidas por uma hora e 40 minutos quando a procissão cerimonial se aproxima do Castelo de Windsor para o enterro.

Enquanto isso, as partidas serão “reduzidas” das 16h45 às 21h durante o serviço de internação na Capela de São Jorge.

“Para observar esses momentos na segunda-feira, as companhias aéreas precisarão ajustar seus horários de acordo, o que significará algumas mudanças nos voos”, diz um comunicado de Heathrow.

“Os passageiros afetados por essas mudanças serão contatados diretamente por suas companhias aéreas sobre seus planos de viagem e as opções disponíveis para eles”.

Os voos também serão desviados em torno do Castelo de Windsor, localizado a cerca de 20 quilômetros de Heathrow no dia “para minimizar o ruído durante o culto privado e o enterro da família”.

Enquanto isso, a Virgin Atlantic enfatizou que , embora “a grande maioria” dos voos esteja programada para operar normalmente, haverá alguns ajustes para “acomodar restrições” durante o funeral de estado e a cerimônia de compromisso.

Várias lojas no aeroporto de Heathrow também fecharão suas portas na segunda-feira, que foi declarada feriado no Reino Unido.

“Como sinal de respeito a Sua Majestade a Rainha Elizabeth II no dia de seu funeral de Estado, reduzimos nossa programação e remarcamos alguns voos em Heathrow para garantir que os céus fiquem calmos em certos momentos na segunda-feira, 19 de setembro”, diz um comunicado da British Airways.

“Nossos pensamentos permanecem com a família real e a nação”.