08/05/2018 - 19:12
A atividade do vulcão Kilauea parou nesta terça-feira, informaram as autoridades, embora prevejam mais erupções.
O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) indicou, nesta segunda-feira, que foram registradas duas novas fissuras no solo, perto de Leilani Estates, que lançam lava e gases perigosos.
O USGS advertiu que embora a erupção tivesse parado na manhã de terça-feira, gases continuavam emanando do sistema de fissuras de cerca de 4 km de comprimento e que se esperava mais atividade sísmica e fluxo de lava.
“A pausa é provavelmente temporária e a retomada de emissões de lava ou surgimento de fissuras adicionais são possíveis a qualquer momento”, indicou o USGS em um comunicado.
O observatório havaiano de vulcões detalhou que desde a primeira erupção foram registradas 12 fissuras e 35 imóveis destruídos, 26 deles casas de famílias.
As autoridades permitem que os residentes de uma área de Leilani Estates acessem suas casas durante o dia para buscar bens pessoais, mas devem deixar a área antes do anoitecer.
Bairros como Lanipuna Gardens, que também foi evacuado, continuam isolados devido aos gases perigosos.
Cerca de 200 pessoas estão em abrigos da Cruz Vermelha.
Kilauea, um dos vulcões mais ativos do mundo e um dos cinco da ilha, entrou em erupção na quinta-feira passada.
Foi precedido por um terremoto de magnitude 5 e seguido por várias réplicas. Na sexta-feira foi registrada uma de 6,9, o terremoto mais forte na ilha desde 1975.