Em momento de transformação da indústria automotiva com o avanço dos carros eletrificados, sejam eles híbridos ou 100% elétricos, as montadoras têm buscado antecipar as diretrizes que irão nortear as estratégias de negócios até 2025. Um exemplo é o Acelera VW, revelado pela Volkswagen América do Sul. A proposta abrange temas que serão focados pela companhia nos próximos anos, sob os pilares +Diversa, +Digital, +Ágil, +Centrada no Cliente e +Neutra em Carbono.

Com o direcionamento, a Volkswagen irá lançar 15 novos veículos prioritariamente flex, híbridos e elétricos. Além disso, pretende conquistar o topo no ranking da pesquisa de satisfação dos clientes; atingir a neutralidade de carbono nas fábricas; manter resultados financeiros sustentáveis; alcançar 30% de mulheres na liderança; e ser uma das melhores empresas para trabalhar.

As novas metas foram reveladas por Ciro Possobom, COO da Volkswagen do Brasil e vice-presidente de Finanças e Estratégias de TI para a região. “O ano que passou permitiu que a VW na região conquistasse a virada nos resultados tornando a operação rentável e sustentável. Iniciamos um novo ciclo de investimento de R$ 7 bilhões na região que prevê a ofensiva de 15 novos produtos, com dois já lançados – Jetta GLI e novo Polo”, disse.

O executivo celebrou também outras conquistas recentes da marca, como a inauguração do centro de pesquisa e desenvolvimento, que irá fomentar ainda mais o trabalho em torno dos biocombustíveis e na rota da neutralização de carbono dos produtos da Volkswagen, além do desenvolvimento de tecnologias e metas que irão corroborar para uma empresa mais sólida. “Vamos acelerar e fazer acontecer”, afirmou.

Entre as propostas em digital do Acelera VW, estão maior oferta de serviços digitais, hibridização, conectividade, biocombustíveis e motores flex e novos produtos baseados na estratégia de descarbonização. Em neutra em carbono: resultados sustentáveis, os pilares são dívida zero, redução de CO2, portfólio mais rentável, resultados financeiros sustentáveis e criação de novas formas de receita. E em mais ágil, tornar a empresa cada vez mais prática, eficiente, digital e sem burocracia.