Por Chuck Mikolajczak

NOVA YORK (Reuters) – As ações dos Estados Unidos fecharam em alta nesta sexta-feira, em meio a negociações voláteis e interrompendo uma série de quatro sessões de perdas, com investidores repercutindo um relatório de emprego norte-americano misto e comentários de autoridades do Federal Reserve sobre o ritmo de aumentos das taxas de juros.

O S&P 500 e o Nasdaq chegaram a subir até 2% nos estágios iniciais de negociação, enquanto o Dow Jones Industrial Average subiu até 1,9% após um esperado relatório sobre o mercado de trabalho dos EUA, antes de reduzir ganhos e cair brevemente em território negativo. O relatório mostrou um aumento na taxa de desemprego em outubro, indicando que alguns sinais de folga podem finalmente começar a surgir no mercado de trabalho e dar espaço ao Fed para reduzir seus aumentos de taxas a partir de dezembro.

Mas os dados também mostraram que os ganhos médios por hora subiram um pouco mais do que o esperado, assim como o crescimento do emprego, apontando para um mercado de trabalho que permanece em grande medida robusto.

“Este não foi um relatório que mostra que os aumentos das taxas estão começando a ter efeito”, disse Shawn Cruz, estrategista-chefe de negociação da TD Ameritrade em Chicago.

Nesta sexta-feira, autoridades do Fed ecoaram comentários do presidente do banco, Jerome Powell, sobre a possível diminuição do tamanho dos aumentos de juros no futuro, mas com a necessidade de continuar a aumentar as taxas por um período mais longo e potencialmente acima do nível de 4,6% que o banco central fixou em sua reunião de setembro.

As ações ganharam impulso no final da sessão depois que o presidente do Fed de Chicago, Charles Evans, disse que era possível que o Fed estivesse “pensando” em fazer uma pausa, mesmo que seja daqui a um ano.

O S&P 500 ganhou 1,36%, para 3.770,55 pontos, enquanto o Nasdaq Composite avançou 1,28%, para 10.475,25 pontos. O Dow Jones Industrial Average subiu 1,26%, a 32.403,22 pontos.

Na semana, o Dow caiu 1,39%, quebrando uma sequência de quatro semanas de altas, o S&P caiu 3,34% e o Nasdaq caiu 5,65%, maior tombo semanal desde janeiro.

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEIA30UG-BASEIMAGE