Por Anisha Sircar e Sruthi Shankar

(Reuters) – Os principais índices de Wall Street tinham alta nesta sexta-feira, uma vez que dados positivos de vendas no varejo nos Estados Unidos dissiparam parte das preocupações sobre uma recessão iminente, enquanto investidores reduziam apostas num aumento ainda mais forte dos juros neste mês após comentários de autoridades do Federal Reserve.

Os índices S&P 500 e Dow Jones subiam após uma série de perdas de cinco dias, impostas sobretudo por preocupações acerca de possível alta de juros de 1 ponto percentual na reunião de política monetária de julho do Fed.

Autoridades do Fed ainda estão inclinadas a alta de 0,75 p.p. do juro neste mês

Queda de quase 30% nos lucros de JPMorgan e Morgan Stanley acendem alerta no mercado

No entanto, o presidente do Fed de Atlanta, Raphael Bostic, disse que mover os custos dos empréstimos de forma muito dramática poderia minar as tendências positivas ainda vistas na economia e elevar a já grande quantidade de incerteza.

Duas das autoridades do Fed mais duras no tom contra a inflação disseram na quinta-feira que são a favor de outro aumento de 0,75 ponto percentual no juro básico neste mês.

“O debate sobre um aumento de 100 pontos-base no juro estava mantendo o mercado nervoso”, disse Peter Cardillo, economista-chefe de mercado da Spartan Capital Securities.

Enquanto isso, dados divulgados nesta sexta-feira mostraram que as vendas no varejo dos EUA se recuperaram fortemente em junho, com os norte-americanos gastando mais em gasolina e outros bens em meio à aceleração da inflação.

Às 12:02 (de Brasília), o índice S&P 500 ganhava 1,38%, a 3.842,69 pontos, enquanto o Dow Jones subia 1,93%, a 31.221,90 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq Composite avançava 0,96%, a 11.359,11 pontos.

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI6E0LY-BASEIMAGE