03/08/2010 - 2:01
A Bolsa de Nova York caiu levemente nesta terça-feira, afetada por uma série de indicadores econômicos e resultados decepcionantes de empresas nos Estados Unidos. O Dow Jones perdeu 0,36% e o Nasdaq, 0,52%.
Segundo dados definitivos de fechamento, o Dow Jones Industrial Average perdeu 38,00 pontos, a 10.636,38 pontos, e a bolsa eletrônica Nasdaq caiu 11,84 pontos, a 2.283,52 pontos.
O índice ampliado Standard & Poor’s 500 retrocedeu 0,48% (5,40 pontos) a 1.120,46 pontos.
“Apesar de todas as más notícias e a forte alta (de segunda-feira), o mercado resistiu bastante bem”, considerou Peter Cardillo, da Avalon Partners. “É um bom sinal no plano técnico”.
O Dow Jones tinha subido 1,99% na segunda-feira, terminando em seu nível mais alto desde meados de maio.
Segundo o analista, os operadores mostraram prudência antes da publicação do relatório do gabinete ADP sobre a evolução do emprego no setor privado em julho nos Estados Unidos. Essas cifras darão uma ideia do que poderão ser as estatísticas oficiais de desemprego, um indicador sempre muito esperado pelos mercados.
Enquanto isso, os indicadores do dia refletiram novamente a desaceleração da economia americana.
As ordens industriais caíram (-1,2%) em junho pelo segundo mês consecutivo e mais que o previsto. As promessas de venda de moradias continuaram caindo (-2,6%). Os gastos de consumo mantiveram-se estáveis, assim como a renda dos lares, sem surpresas.
Em relação às empresas, a temporada de resultados foi marcada por duas decepções, como os lucros trimestrais da fabricante de produtos de grande consumo Procter & Gamble e da química Dow Chemical.
“É uma boa notícia que o mercado não esteja caindo mais, com dados econômicos medíocres e decepcionantes”, afirmou Gregori Volokhin, da Meeschaert New York. “Isso indica uma tendência de alta, porque poderíamos ter tido realização de lucros muito mais fortes”, afirmou.
O mercado obrigatório subiu. O rendimento dos títulos do Tesouro de 10 anos caiu a 2,914% contra 2,963% na noite de segunda-feira, e os títulos de 30 anos a 4,046% contra 4,067%. O rendimento das obrigações evolui no sentido oposto a seus preços.
gmo/sl/lb