Wall Street fechou em alta nesta sexta-feira com o índice Dow Jones batendo novo recorde histórico em um mercado otimista com a alta de alguns valores tecnológicos.

O Dow Jones Industrial Average subiu 0,20% a 16.583,34 pontos, um nível recorde para um fechamento. O Nasdaq ganhou 0,50%, ou 20,37 pontos,fechando a 4.071,87 unidades.

O índice ampliado Standard & Poor’s 500, cresceu 0,15% ou 2,85 pontos, a 1.878,48 unidades.

“Os investidores têm pouca disposição para deixar os negócios, apesar das fortes tensões geopolíticas”, destacou Art Hogan, da Wunderlich Securities.

O presidente Vladimir Putin despertou a fúria de Kiev ao visitar nesta sexta-feira a península da Crimeia no momento em que a Ucrânia enfrenta a violência separatista no leste do país.

Os separatistas pró-russos decidiram manter para o dia 11 de maio o referendo de independência qualificado como “referendo terrorista” por Kiev. O presidente russo pediu o adiamento da convocação, mas teve sua solicitação desprezada por Kiev, que anunciou a manutenção da operação militar no leste do território.

“Mas o otimismo venceu em Wall Street, sustentado por indicadores econômicos positivos nesta semana e políticas monetárias ainda flexíveis por parte dos EUA e da Zona do Euro”, destacou Hogan.

“Os investidores seguem entusiasmados com o mercado de ações e apostam em uma reação da economia após o fraco crescimento no primeiro trimestre nos EUA”, ressaltou Alan Skrainka, da Cornerstone Wealth Management.

O rendimento dos bônus do Tesouro a 10 anos avançou a 2,623% contra 2,602% na última quinta-feira, e o dos bônus a 30 anos ficou em 3,467% contra 3,415%. O rendimento dos bônus evolui no sentido inverso ao preço.

ppa/sl/jpr/mr/are/cc/dm