Cadeias de suprimentos interrompidas e um surto de coronavírus na China estão causando dores de cabeça para as principais marcas esportivas.

A Under Armour caiu 25% na sexta-feira, depois que a empresa registrou uma perda de US$ 60 milhões durante o trimestre mais recente devido a atrasos na cadeia de suprimentos e recentes bloqueios de Covid-19 na China.
As autoridades chinesas impuseram um bloqueio em Xangai, o centro financeiro da China, no final de março, após um aumento nos casos de coronavírus. Embora o governo tenha começado a suspender algumas restrições no mês passado, mais de 8 milhões de moradores ainda estão proibidos de deixar seus complexos residenciais.
A Under Armour alertou que as pressões na Ásia continuarão prejudicando seus negócios este ano.
“Essas tendências, que acreditamos serem temporárias, também devem impactar como [2022] está se moldando”, disse o CEO da Under Armour, Patrik Frisk, em uma teleconferência de resultados com analistas na sexta-feira.
Enquanto isso, a Adidas na sexta-feira também disse que seu lucro caiu no último trimestre . A gigante de roupas esportivas registrou um lucro líquido de US$ 327 milhões no último trimestre, uma queda de 38% em relação ao mesmo período do ano passado.
A Adidas disse que o declínio foi causado por um “ambiente de mercado desafiador” na China, onde as vendas caíram 35%, além de interrupções na cadeia de suprimentos.
“As receitas na Grande China agora devem diminuir significativamente em 2022”, disse a Adidas. As ações da empresa caíram 5% na sexta-feira.
Sob os resultados e previsões lentos da Armour e da Adidas, outras grandes marcas de roupas esportivas, incluindo Nike e Lululemon, caíram. A Nike caiu 3% e a Lululemon caiu 7% na sexta-feira. A China é um mercado-chave para essas empresas e suas redes de cadeia de suprimentos também dependem fortemente da região Ásia-Pacífico.
Embora essas marcas tenham aumentado os preços para combater os custos mais altos, elas dizem que os consumidores ainda estão ansiosos para comprar seus equipamentos.
“A demanda subjacente pela marca está lá. A marca está ficando mais forte”, disse Frisk, da Under Armour.