31/07/2013 - 3:14
NOVA YORK, 31 julho 2013 (AFP) – Wall Street fechou de lado nesta quarta-feira depois de o Federal Reserve confirmar seu programa de compra de títulos e a manutenção de taxas de juros muito baixas: o Dow Jones caiu 0,08% e o Nasdaq subiu 0,27%.
O principal indicador de Wall Street, o Dow Jones Industrial Average caiu 12,98 pontos a 15.507,61 unidades, mas o tecnológico Nasdaq ganhou 9,90 pontos a 3.626,37 unidades, máximo desde setembro de 2000.
O índice ampliado Standard & Poor’s 500 permaneceu quase estável, com uma queda de 0,01% (-0,23 pontos) a 1.685,73 unidades.
O Comitê de Política Monetária do Federal Reserve norte-americano (FOMC) manteve sua política de taxas baixas e compra de títulos do Tesouro para estimular o crescimento.
Esta política que aporta liquidez aos mercados, impulsionou desde o começo do ano a escalada dos principais indicadores da Bolsa de Nova York.
O FOMC estimou que a atividade avançou a um ritmo “modesto” no primeiro trimestre e alertou sobre os riscos para a economia de uma inflação persistentemente baixa (abaixo do máximo tolerado de 2%).
Esta mensagem “não traz nenhuma mudança significativa” disse Michael Gayed da Pension Partners.
O analista acrescentou que não parece que o Fed vai diminuir seu programa de compra de ativos a partir de setembro, como muitos tinham antecipado.
Os analistas de Barclays têm outra opinião. Destacaram que o tom do comunicado é mais pessimista e disseram que nada no texto indica que não possa haver um corte das compras a partir de setembro.
O mercado começou o dia em alta, impulsionado nas primeiras operações pelos indicadores difundidos na manhã.
O produto interno bruto (PIB) no segundo trimestre cresceu mais que o previsto, com uma expansão de 1,7%, frente a um avanço de 1,1% do primeiro trimestre.
Quanto aos empregos, um setor chave para os investidores na véspera da publicação dos dados mensais do desemprego prevista para sexta-feira, o comunicado da empresa de serviços de informática ADP mostrou um aumento das contratações líquidas, acima das expectativas do mercado, a 188.000 novos postos.
O mercado das obrigações, que operou com perdas a maior parte do dia, fechou em alta. O rendimento do bônus do Tesouro a 10 anos caiu a 2,593% contra 2,603% de terça-feira, enquanto o papel a 30 anos caiu a 3,646% contra 3,672%.