Wall Street acompanhou as altas dos principais mercados do mundo e fechou no azul, nesta terça-feira, estimulada pela Bolsa da China e por bons dados provenientes da Europa.

O Dow Jones subiu 2,42%, nos 16.492,68 pontos, e o Nasdaq ganhou 2,73%, para se situar nos 4.811,93 pontos.

Já o índice ampliado S&P 500 subiu 2,50%, nos 1.969,21 pontos.

O mercado não abriu na véspera, por causa do feriado do Dia do Trabalho nos Estados Unidos.

Os principais índices caíram mais de 3% na semana passada, devido à prudência dos investidores quando os mercados chineses ficaram fechados por um feriado local.

O início desta semana foi favorável na China e na Europa, especialmente esta terça-feira, graças à revisão para cima do crescimento da zona Euro no primeiro e no segundo trimestre do ano. Wall Street acompanhou a tendência.

“Revertemos a negatividade de sexta-feira”, comentou Art Hogan, da Wunderlich Securities.

“O que nos perguntamos é em que medida a situação chinesa é levada em conta na valorização do mercado”, comentou.

“Mais de 5 bilhões de dólares em valorizações desapareceram (durante o verão no hemisfério norte), por causa das preocupações com a segunda maior economia do mundo, quando tem 7%, ou até 5% de crescimento. É, provavelmente, exagerado”, acrescentou.

“Vendo as valorizações atuais em relação aos ganhos das empresas do índice S&P 500, o preço das ações parece razoável”, disse Lynch.

“As estatísticas são animadoras, e as perspectivas são animadoras, mesmo se o Fed subir as taxas de juros na semana que vem”, completou.

O mercado de títulos esteve em queda. O rendimento dos bônus do Tesouro para dez anos ficou em 2,191%, contra os 2,128% de sexta-feira, e o dos papéis com vencimento para 30 anos, em 2,968%, contra os 2,891% anteriores.