NOVA YORK, 25 junho 2013 (AFP) – A Bolsa de Nova York fechou em alta nesta terça-feira (25), impulsionada pelos dados da economia norte-americana e pelas declarações de membros do Federal Reserve e do Banco Central da China sobre o panorama global: o Dow Jones subiu 0,69% e o Nasdaq 0,82%.

 

O Dow Jones Industrial Average subiu 100,75 pontos, a 14.760,31 pontos e o tecnológico Nasdaq subiu 27,13 pontos a 3.347,89 unidades.

 

O índice ampliado Standard & Poor’s 500 avançou 14,94 pontos (0,95%) a 1.588,03 unidades.

 

“O mercado subiu bastante hoje, mas é preciso dizer que perdeu muito espaço”, destacou Art Hogan, analista da Lazard Capital Markets.

 

Os índices de Wall Street atingiram um nível mínimo nesta segunda-feira, após uma semana fechando com perdas, pelos temores de que os Estados Unidos adotem uma política monetária contracionista.

 

“Alguns investidores buscam aproveitar este momento para comprar ações a um preço baixo”, destacou William Lynch, responsável pelos investimentos da empresa Hinsdale Associates.

 

Contudo, nesta terça-feira, os indicadores subiram devido aos dados positivos da economia norte-americana.

 

Os pedidos de bens duráveis subiram 3,6% em maio, acima das expectativas.

 

No setor imobiliário, os preços das casas subiram em abril pelo décimo quinto mês consecutivo, enquanto as vendas de casas novas subiram 2,1% em maio, acima das previsões, atingindo um máximo desde 2008.

 

Além disso, a confiança dos consumidores registrou um aumento em junho, atingindo um máximo em cinco anos.

 

“Parece que os dados positivos são novamente considerados como boas notícias”, destacou Hogan, contra a tendência de que a melhora do panorama implicasse uma mudança no rumo da política monetária norte-americana.

 

Também sustentaram o mercado os comentários de alguns membros do Federal Reserve, afirmou Lynch.

 

“Eles esclareceram que o Fed não vai começar a diminuir suas compras imediatamente, já que a situação econômica ainda não está totalmente encaminhada”, explicou Lynch.

 

O banco central chinês também tranquilizou o mercado garantindo sua intervenção se houver uma crise de liquidez no país.

 

O mercado das obrigações fechou em queda. O rendimento do bônus do Tesouro a 10 anos subiu a 2,589% contra 2,548% de segunda-feira e o do papel a 30 anos a 3,612% contra 3,559%.