Wall Street fechou em queda nesta quarta-feira pelo segundo dia consecutivo, pressionada por indicadores medíocres e declarações da presidente do Banco Central americano, Janet Yellen: o Dow Jones caiu 0,48% e o Nasdaq, 0,40%.

Segundo os resultados definitivos de fechamento, o índice principal, Dow Jones Industrial Average, recuou 86,22 pontos, a 17.841,98 unidades, e o Nasdaq, 19,68 pontos, a 4.919,64 unidades. O índice ampliado S&P 500 caiu 0,45%, 9,31 pontos, a 2.080,15 unidades.

O mercado digere sua decepção com o anúncio, da empresa de serviços em recursos humanos ADP, de que o setor privado criou apenas 169.000 empregos em abril, menos do que em março e menos do que o esperado pelos analistas. Esse número se apresenta como um mau sinal para a economia, dois dias antes da divulgação dos dados oficiais do Departamento de Trabalho dos EUA.

“Combinado com um retrocesso da produtividade dois trimestres seguidos, é preocupante”, explicou Chris Low, da FTN Financial, estimando que os empregadores podem frear as contratações diante do incremento do custo de trabalho. “E depois teve a Yellen”, acrescentou.

A presidente do Banco Central afirmou nesta quarta-feira em Washington que a atual valorização dos mercados de ações está muito alta.

“Há perigos potenciais nisso”, avaliou Yellen, que disse não haver sinais de bolha financeira.

Yellen lembrou da divergência da política monetária do Fed, que se prepara para ajustar sua taxa de juros, e da maioria dos países, em geral comprometidos com a flexibilização.

Para Low, isso significa que o Banco Central americano está disposto a elevar as taxas de juros ainda que a economia não esteja tão bem quanto no ano passado.

A perspectiva de um aumento das taxas favorece o mercado de títulos, em detrimento do de ações.

“As taxas de juros baixas têm sustentado o preço das ações em um período de crescimento muito fraco”, explicou Nicholas Colas, da Convergex.

“Para manter os preços das ações constantes, o vê-los subir, em um período de taxas em alta, são necessários sinais tangíveis de crescimento da economia e das receitas das empresas”, analisou.

O rendimento dos bônus do Tesouro a 10 anos subiu a 2,237% contra 2,171% na terça-feira e o dos bônus a 30 anos a 2,989% contra 2,901%.