A Bolsa de Nova York caiu levemente nesta segunda-feira, depois de registrar ganhos importantes desde o início do mês, em uma sessão marcada por diversos anúncios de compras. O Dow Jones perdeu 0,44%, e o Nasdaq, 0,48%.

Segundo dados definitivos de fechamento, o Dow Jones Industrial Average caiu 48,02 pontos, a 10.812,04 pontos, e a bolsa eletrônica Nasdaq caiu 11,45 pontos, a 2.369,77 pontos.

O índice ampliado Standard & Poor’s 500 caiu, por sua vez, 0,57% (6,51 pontos), a 1.142,16 pontos.

O índice dos 30 principais papéis de Wall Street, que na sexta-feira tinha terminado o pregão em seu ponto mais alto desde maio, registra uma alta de mais de 8% desde o início do mês. Caso mantenha esse nível, registrará seu melhor mês de setembro desde 1939.

“O mercado precisa de uma pausa e notícias novas para continuar avançando”, disse Hugh Johnson, da Hugh Johnson Advisors.

“Os investidores temem que o mercado tenha subido muito”, explicou. Também temem que reapareçam os problemas de dívida pública na Europa, particularmente na Irlanda”.

Na ausência de indicadores econômicos importantes nos Estados Unidos, o mercado era afetado por especulações sobre o custo que o resgate do banco Anglo Irish representará para a Irlanda – país que enfrenta dificuldades em suas contas públicas.

Por outro lado, Wall Street era sustentada por múltiplos anúncios de fusões e aquisições, que “mostram que as empresas começam a utilizar sua liquidez para crescer, o que significa que acreditam no crescimento”, disse Gregori Volokhin, da Meeschaert New York.

O mercado obrigatório subiu. O rendimento dos títulos do Tesouro de 10 anos caiu para 2,517% contra 2,612% na noite de sexta-feira, e os títulos de 30 anos para 3,699% contra 3,793%. O rendimento das obrigações evolui no sentido oposto a seus preços.

gmo/hh/cel/lb