O que você presenteia a um bilionário que tem tudo? Talvez sua própria cidade.

Entidades ligadas a Elon Musk e suas empresas estão adquirindo milhares de acres de terra no Texas com a esperança de começar uma cidade onde seus funcionários possam viver e trabalhar, de acordo com um relatório do Wall Street Journal na quinta- feira.

+ EUA negaram permissão a Elon Musk para testar chip cerebral em humanos, diz agência

Essas entidades compraram pelo menos 3.500 acres perto de Austin e estão trabalhando para incorporar uma cidade chamada Snailbrook, uma aparente referência ao mascote da empresa de túneis de Musk, a Boring Company, de acordo com o Journal.

O relatório cita escrituras do condado e outros registros de terras, bem como e-mails da cidade e do condado, comunicações internas da empresa, registros de licenciamento estadual e entrevistas com proprietários de terras e funcionários da cidade e do condado.

Ao longo dos anos, as empresas de tecnologia ofereceram inúmeras facilidades no campus para recrutar trabalhadores e, às vezes, incentivá-los a trabalhar mais horas. Ao construir sua própria cidade-empresa, Musk poderia levar essa abordagem ainda mais longe.

De acordo com o relatório, Musk quer que os funcionários de suas empresas Boring Co., Tesla e SpaceX – todas com grandes instalações de produção perto de Austin – “possam viver em novas casas com aluguéis abaixo do mercado”. O esforço de Snailbrook também inclui planos para construir mais de 100 casas, bem como recursos de bairro, como piscina e área de esportes ao ar livre.

Incorporar uma cidade também pode dar a Musk, que é conhecido por entrar em conflito com os reguladores estaduais e federais, mais voz sobre como as coisas funcionam.

Musk em 2020 anunciou que mudaria a sede da Tesla e sua residência pessoal da Califórnia para o Texas, culpando as frustrações com as restrições relacionadas ao coronavírus da Califórnia. No ano passado, a Tesla abriu uma nova fábrica Gigafactory em Austin. A SpaceX e a Boring Co. de Musk também têm instalações no Texas, e a Boring Co. teria estado em negociações com Austin sobre a possibilidade de construir túneis na cidade, de acordo com um relatório de fevereiro do Austin American Statesman.

Os registros de propriedade do condado de Bastrop, adjacente a Austin, mostram que a Boring Co. possui 11 lotes de terra em um endereço perto do rio Colorado, onde casas móveis foram construídas nos últimos três anos, de acordo com registros.

A Comissão de Qualidade Ambiental do Texas deve realizar uma reunião sobre os planos para uma estação de tratamento de águas residuais no mesmo local, que foram apresentados por uma LLC registrada para um executivo da Boring Co., de acordo com um anúncio público da reunião.

Essa mesma entidade também possui vários lotes de propriedades próximas, incluindo terrenos para construção comercial e residencial e pastagens e terras agrícolas, mostram registros públicos. O Journal informou que a equipe de Musk discutiu a incorporação da cidade no condado de Bastrop. O condado disse ao Journal que não recebeu um pedido de incorporação, que exige um certo número de residentes, de Musk ou de qualquer uma de suas entidades.