18/07/2025 - 11:06
O diretor do Federal Reserve Chris Waller disse que aceitaria o cargo de chair do banco central norte-americano se fosse solicitado pelo presidente Donald Trump, mas até o momento não houve contato com ele sobre o assunto.
+Trump volta a criticar Powell e diz que conselho do Fed também é culpado pelos juros elevados
“Em 2019, o presidente entrou em contato comigo e disse: ‘Você aceitaria?’ E eu disse que sim”, disse Waller na Bloomberg Television, referindo-se à sua indicação por Trump para a diretoria do Fed.
“Se o presidente entrasse em contato comigo e dissesse: ‘Quero que você sirva’, eu o faria. Mas ele não entrou em contato comigo.”
Os comentários de Waller surgem em meio às críticas quase diárias de Trump ao atual chair do Fed, Jerome Powell, sobre a relutância do Fed em cortar a taxa de juros devido à preocupação de que as políticas comerciais e tarifárias do governo aumentem a inflação.
Waller é favorável a um corte nos juros na reunião de julho porque acha que as tarifas provavelmente terão um impacto limitado sobre a inflação e está preocupado com o fato de a economia e as contratações do setor privado estarem começando a desacelerar.
Embora a taxa de desemprego esteja baixa, Waller disse que dados subjacentes “não estão indicando um mercado de trabalho do setor privado super saudável”, e o Fed deve “se antecipar” a uma possível desaceleração das contratações.