Hugo Rodrigues, Chairman da WMcCann, conta que apesar já ter assumido a cadeira de Washington Olivetto, vê sua relação com o gigante da publicidade como ‘de fã para ídolo’.

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Ao Dinheiro Entrevista, o publicitário a frente da WMcCann conta que no início da sua carreira ‘sempre tentava mostrar a pasta [portfólio] para ele’, mas que era totalmente inviável.

Anos e anos depois, após trabalhar em várias agências que da Série B do mercado publicitário, Hugo passou a integrar o panteão das grandes agências e conseguiu ter contato com seu ídolo.

“Foi numa visita a Cannes vimos Washington, foi um momento mágico para mim”, relata Hugo Rodrigues.

Na ocasião, Hugo Rodrigues integrava a Salles Chemistri, núcleo da Salles D’arcy, que atendia contas como General Motors (GM), Carrefour Brasil e Brascam. O publicitário era próximo de Paulo Salles dentro da agência, que por sua vez era próximo de Washington Olivetto.

Ao ganharem um leão em Cannes, que foi o primeiro da carreira de Hugo e o primeiro leão da GM no Brasil, foram então visitar Olivetto em Cannes.

Na ocasião, conta que se surpreendeu com a genialidade do ídolo.

“Existem extraterrestres entre nós, pessoas fora de série. E existe a grande massa, que é onde eu me coloco, que precisa de uma disciplina maior. É difícil acompanhar esses gênios. Às vezes você chega em primeiro, mas por um período, os gênios mesmo fora de forma se mantém em primeiro lugar.”

Futuramente, conta que chegou a ter uma disputa de contas para com Olivetto ao liderar uma das concorrentes, a Publicis, enquanto seu ídolo era Chairman e Presidente da WMcCann.

Segundo Rodrigues, não foi questão de ‘ser melhor ou pior, mas ninguém ganha todas’, e com isso a Publicis ganhou algumas contas importantes que estavam dentro do portfólio da WMcCann.

‘Washington Olivetto me pediu para deixar o W lustrado’

Após esse período os americanos que comandam a operação global da WMcCann abriram uma conversa com o publicitário que então foi sendo escolhido para suceder o Washington.

Hugo Rodrigues brinca que felizmente sempre conseguiu deixar o ‘W’ da agência lustrado, como o próprio Washington falava em tom bem humorado.

“Conseguimos deixar a WMcCann no topo do ranking das agências de em 2021 e 2022, algo que não acontecia há muito tempo. Tivemos um recorde. Existe uma medição do Meio & Mensagem sobre conquistas de novos clientes. Em 2020 fomos eleito a agência que mais conquistou clientes em um curto período de tempo. Foram 11 grandes clientes em 9 meses.”

Hugo entrou na WMcCann em meados de 2017 como Chairman e CEO e permanece na agência desde então.

Washington Olivetto, um dos fundadores da W/Brasil – que posteriormente se tornou WMcCann após fusões – e passou mais de 30 anos na agência. Ele foi uma figura central desde a criação da W/Brasil em 1986 até sua saída em 2018, quando deixou o grupo após uma reestruturação.