A França se tornou por uma semana o centro das atenções do mercado de internet. O motivo foi a realização, entre os dias 7 e 9, do LeWeb, evento que reuniu os maiores nomes do setor digital do mundo e contou com a presença de 3.500 pessoas de 69 países. A DINHEIRO acompanhou o LeWeb e reúne aqui alguns dos destaques da conferência: 

97.jpg

 

 

 

 A aposta milionária da microsoft 

 

O primeiro centro de tecnologia da Microsoft na América do Sul será inaugurado em janeiro de 2012, em São Paulo. A empresa investirá US$ 10 milhões em três anos no projeto. A iniciativa, segundo Michel Levy, presidente da companhia no País, vai permitir demonstrações de produtos e terá um data center para novas tecnologias destinadas a clientes corporativos.

 

98.jpg

 

 

 

iTunes chega com o Rei

 

Aguardada há um bom tempo, a versão brasileira da loja online de música e vídeo da Apple entrou no ar na madrugada da terça-feira 13, trazendo em destaque a discografia do Rei Roberto Carlos. Ao todo, são 20 milhões de canções disponíveis na loja. Por enquanto, os preços estão em dólar. A Apple promete que, em 2012, será possível fazer transações em reais.  

 

99.jpg

 

 

 

Novo perfil

 

A função do CIO (sigla em inglês para Chief Information Officer), o modo como são chamados os diretores de tecnologia das companhias, vai mudar, conforme o estudo “Next Generation CIO”, feito pela universidade alemã Ingolstadt University of Applied Sciences a pedido da Lodestone Management Consultants. Em vez do olhar técnico, o CIO deverá se preocupar com estratégias globais relacionadas às informações das empresas.  

 

 

 

Resposta instantânea


Luke Beatty, vice-presidente global de comunidades do Yahoo!, analisa o mercado de conteúdo colaborativo.

 

100.jpg

 

Quais as experiências mais inovadoras na área de conteúdo colaborativo?

Uma delas é o Flipboard, aplicativo para iPad e iPhone que transforma os links, imagens e atualizações das suas redes sociais em uma revista interativa. Outro exemplo é o site paper.li, que transforma material de qualquer site em um jornal online. 

 

Os sites colaborativos estão perdendo terreno para as redes sociais?

O que vemos são as mídias sociais aumentando a distribuição de conteúdo, inclusive aquele feito pelo usuário.  

 

O que as marcas e anunciantes ganham com o conteúdo feito pelo internauta?

Esse material proporciona às empresas uma nova fonte de informações e análises sobre seus produtos e serviços. O volume de dados publicados pela multidão de pessoas online é algo muito valioso. Além disso, permite ao setor corporativo participar diretamente das conversas dos seus consumidores. E em tempo real.

 

Como o sr. avalia o atual momento do mercado de internet brasileiro?

É incrivelmente rápido e sofisticado. Observo uma natureza participativa nos brasileiros. Há muitos blogueiros e os sites colaborativos, além das redes sociais, são bem populares.

 

 

 

Colaboraram Bruno Galo e Rodrigo Caetano