A WEG anuncia a aquisição do negócio de turbinas eólicas “utilityscale” da Northern Power Systems, de Barre, Vermont, EUA. Pelo acordo, a WEG se tornará a única proprietária da carteira de patentes, ativos, know-how e materiais afins, incluindo todos os desenhos, projetos, especificações e software utilizados em conexão com o projeto e manutenção de aerogeradores com mais de 1,5 megawatts de capacidade nominal. O valor da transação não foi revelado.

A companhia afirma que manterá a equipe de engenharia de pesquisa e desenvolvimento em energia eólica e assumirá os contratos de operação e manutenção de algumas turbinas eólicas existentes.

As empresas já são parceiras desde 2013, em soluções de turbinas eólicas “permanent magnet direct drive” no mercado sulamericano. Em nota, o diretor da Unidade Energia da WEG, Eduardo de Nóbrega, diz que a aquisição permitirá “acelerar o desenvolvimento de novas gerações de turbinas eólicas, construindo sobre a base do portfólio atual muito bem-sucedido de turbinas eólicas de 2.1 MW a 2.3 MW”.