A Novo Nordisk, fabricante do remédio Ozempic, lançou no mercado brasileiro um remédio focado no tratamento de obesidade, o Wegovy. A substância porém é a mesma do remédio para diabetes, porém em outras doses. Então, por que a mudança de nome?

Segundo a general manager da empresa no Brasil, Isabella Vianna Wanderley, a diferença de nome foi uma decisão global para facilitar situações de reembolso de planos de saúde e até governos em países onde o produto precisa ter uma bula específica.

+ Ozempic na rede pública do Brasil ‘talvez seja questão de tempo’, diz Novo Nordisk

“Você tem contratos mais específicos em alguns países”, explica Wanderlley. “Aqui, não precisaria ter.” Ela brinca que, no país, o remédio podia se chamar Ozempic 2.0.

Diferenças entre Wegovy e Ozempic

Os dois remédios são feitos da mesma substância: Semaglutide. Enquanto o remédio para diabetes Ozempic é comercializado nas dosagens de 0,25 mg, 0,5 mg e 1 mg, o novo Wegovy tem as mesmas três dosagens iniciais e mais duas novas de 1,7 mg e 2,4 mg.

O tratamento com os fármacos ocorre de maneira semelhante: as doses devem ser aumentadas progressivamente. É necessário acompanhamento médico, especialmente porque o tratamento deve ser acompanhado de mudanças na alimentação e nos hábitos de vida para garantir o combate tanto da diabetes no caso do Ozempic como da obesidade pelo Wegovy.

O Ozempic é indicado para o tratamento de adultos com diabetes tipo 2 insuficientemente controlado, acompanhado de dieta e exercício. O Wegovy é prescrito para perda e manutenção de peso, e também deve acompanhar dieta de baixa caloria e aumento da atividade física. O medicamento contou com estudos para comprovar segurança e eficácia com populações diferentes, conforme a indicação de cada um dos formatos em que é vendido.