A companhia aérea canadense WestJet passará a cobrar para que os passageiros possam reclinar seus assentos em voos de aviões remodelados, contemplando um total de 43 aviões da sua frota.

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Os passageiros que optarem por passagens mais baratas terão de viajar com o assento a 90º durante todo o trajeto. Ou seja, não é um pagamento para reclinar o assento no voo, mas a passagem previamente comprada irá definir se será possível reclinar ou não o assento.

O anúncio feio pela WestJet nesta semana firma que os assentos da classe econômica tradicional das aeronaves Boeing 737-8 MAX e 737-800 não poderão mais ser reclinados.

A expectativa é que essa política passe a vigorar ainda neste mês de outubro. A operação será remodelada gradualmente até o início de 2026, segundo a empresa.

A empresa justificou a mudança como parte de uma remodelagem, um novo design que visa aumentar a sensação de espaço pessoal. Segundo dados internos da WestJet, metade dos passageiros preferem a nova configuração do que a antiga.

Quem quiser ter a opção de um assento reclinável deverá pagar por cabines Premium e poltronas Extended Comfort – opções que ainda estão dentro da classe econômica mas custam um pouco mais caro.

A empresa afirma que as novas poltronas premium possuem apoio de cabeça ajustáveis em quatro direções, encostos reclináveis e almofadas ergonômicas.

A WestJet ainda declarou que a decisão deve reduzir o custo por assento da empresa – permitindo acrescentar uma fileira a mais no layout do avião.

A companhia opera no Canadá, Estados Unidos e outros destinos internacionais.