O aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp anunciou nesta terça-feira (9) que está implementando novos recursos para aumentar a privacidade dos usuários. Dentre as novidades, destacam-se a possiblidade de o usuário ocultar quando está online e sair de grupos de forma mais silenciosa, notificando apenas os administradores do grupo e não todos os usuários como ocorre atualmente.
Veja como as novas atualizações de privacidade ocorrerão na prática:
Crédito: WhatsApp

Saia de grupos silenciosamente

Com as novas ferramentas, o WhatsApp vai permitir que o usuário saia de um grupo sem que isso chame a atenção das demais pessoas. Em vez de notificar o grupo todo quando alguém sair, só os administradores ficarão sabendo. Segundo o WhatsApp, essa opção vai começar a ser implementada ainda este mês.

Escolher quem pode ver que você está online

Para permitir maior privacidade, o WhatsApp também está implementando a possibilidade de selecionar quem pode ou não ver quando você está online. Até agora, era possível apenas não deixar que nenhum usuário soubesse quando foi a última vez que você ficou online, mas agora também será possível navegar e ler mensagens sem qualquer pessoa saber que você está usando o aplicativo, ocultando o status “Online” que aparece abaixo do nome da pessoa quando você entra na tela do perfil dela para enviar mensagens. Essa opção vai começar a ser implementada para todos os usuários este mês.

Bloqueio de capturas de tela para mensagens de visualização única

A visualização única permite compartilhar fotos ou mídias sem deixar um registo digital permanente. No entanto, muitas vezes as pessoas conseguem burlar essa regra de visualização fazendo uma captura de tela pelo celular, que salva a imagem que está aparecendo naquele momento.

Por isso, o WhatsApp está implementando uma ferramenta para bloquear de capturas de tela das mensagens de visualização única, impedindo que alguém salve uma foto ou mídia que era destinada apenas para ser vista uma vez. Com isso, os usuários terão mais proteção em relação a conteúdos mais íntimos e sensíveis que postam nessa modalidade. Segundo o WhatsApp, Esse recurso ainda está em teste e será implementado em breve.

Aplicativos como o Snap Chat já tiveram problemas com esse tipo de brecha na segurança de mensagens destinadas a serem vistas uma única vez e depois autodestruídas, o que pode levar a problemas como o vazamento de imagens íntimas.

Campanha sobre novas ferramentas

Além de anunciar as novidades, o Whatsapp também afirmou que lançará uma campanha para informar aos usuários sobre esses recursos. Em nota, a empresa afirmou que “privacidade está no DNA do WhatsApp” e que a empresa nunca irá “parar de criar novas formas de proteger suas conversas pessoais”, ressaltando que já protege as ligações e mensagens pessoais dos usuários com criptografia de ponta a ponta padrão, impedindo que qualquer outra pessoa além do destinatário possa ter acesso a elas