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CADIER, DIRETOR: previsão do executivo é a de que a marca fature R$ 100 milhões no País

 

DESDE QUE ASSUMIU O CONTROLE DAS MARCAS Brastemp e Consul, a norte-americana Whirlpool tem apresentado números vigorosos. Vamos a eles: 40% de participação no mercado de linha branca, sete milhões de unidades vendidas em 2007, crescimento de 20% ao ano e faturamento de R$ 5 bilhões. Mas, para a companhia, ainda é pouco. Na semana passada, a gigante americana lançou mais uma marca no País.

Agora ela trará também a Kitchen- Aid, sua grife de luxo de eletrodomésticos e utensílios de cozinha. “Nossos produtos serão vendidos em lojas especializadas em cozinha planejada e no site da marca no Brasil”, declara Jerome Cadier, diretor de marketing da KitchenAid no Brasil.

Ao todo, são 21 modelos entre refrigeradores, coifas, batedeiras, entre outros, que custarão entre R$ 1,6 mil e R$ 18 mil. O primeiro ponto-de-venda foi escolhido a dedo. Será possível encontraros produtos da marca na loja de cozinhas planejadas Kitchens, na avenida Faria Lima, em São Paulo. “Até o final de 2009 estaremos presentes em mais de 50 pontos-devenda nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e regiões metropolitanas de Salvador, Curitiba e Porto Alegre”, prevê o executivo.

Para vencer a concorrência como as importadas Sub- Zero, Vaik e Wolf, a Whirlpool usará seu conhecimento do mercado brasileiro. Cerca de 150 funcionários serão treinados para oferecer ao cliente um atendimento em domicílio de pré-venda, manuseio dos produtos, assistência técnica e instalação. “Nós desenvolvemos uma pesquisa individual com consumidores e arquitetos para entender suas principais dificuldades de atendimento em relação aos nossos concorrentes”, revela Cadier. Para completar a novidade, no segundo semestre de 2008, a empresa planeja trazer uma linha de 30 itens de utensílios domésticos. “As vendas da KitchenAid representarão em torno de 2% de nosso faturamento. Venderemos entre 20 e 25 mil peças em 2009”, afirma o executivo. Ou seja, deverá faturar R$ 100 milhões ao ano.

Diante do tamanho da Whirlpool, parece pouco. Essa é, na verdade, a estratégia que faz da KitchenAid uma marca exclusiva no Exterior. Com 90% de seu público concentrado nos EUA, a grife domina 4% do mercado de eletrodomésticos norteamericano e fatura US$ 1,6 bilhão. “A Whirlpool já tem uma infra-estrutura montada. Isso é uma vantagem em relação aos outros concorrentes”, analisa Ricardo Longo, gerente de projetos da Troiano Consultoria, especializada em marcas.