16/02/2011 - 10:54
Os Estados Unidos asseguravam em 2006 que no Chile há muçulmanos que apoiam e financiam grupos islâmicos como o Hezbollah e que também teriam conexões com organizações que operam na Tríplice Fronteira compartilhada por Argentina, Brasil e Paraguai, segundo documentos divulgados pelo WikiLeaks.
Esta suspeita aparece em uma correspondência da embaixada americana datada de 27 de fevereiro de 2006, obtida pelo site WikiLeaks e revelada no Chile pelo Centro de Pesquisa e Informação Jornalística (Ciper).
O informe não divulga mais detalhes sobre este apoio financeiro, mas sustenta que os simpatizantes no Chile de organizações fundamentalistas como o Hezbollah ou a Al-Qaeda estão assentados principalmente na cidade de Iquique (1.800 km ao norte de Santiago).
Afirma ainda que eles “estão aumentando sua presença e atividade no Chile”.
“Periodicamente há informações não confirmadas que indicam a intenção de planejar um ato terrorista em algum lugar da região, mas nada definitivo”, diz o documento.
Outra correspondência, que fala sobre um comentário do então embaixador dos Estados Unidos no Chile, Craig Kelly – datada de 10 de agosto de 2005 – afirma que os grupos islâmicos que operam em Iquique “são conhecidos por ter conexões com organizações islâmicas na Tríplice Fronteira de Argentina, Brasil e Paraguai”.
“Há informações de inteligência que indicam que grupos de Iquique contribuem para o recolhimento de fundos para organizações de caridade islâmicas e possivelmente outras”, acrescenta o embaixador no documento.
Ele critica ainda que “até agora o Governo do Chile não foi particularmente agressivo, devido à estrutura legal chilena das operações de inteligência e a aparente falta de convicção de que há ali uma ameaça séria”.
A preocupação dos Estados Unidos pelo potencial extremista da região conhecida como Tríplice Fronteira é conhecido e expressado também em correspondências enviadas do Brasil e Espanha, segundo outros relatórios do WikiLeaks.
Habitadas por pouco mais de um milhão de pessoas, Ciudad del Este (Paraguai), Foz do Iguaçu (Brasil) e Puerto Iguazú (Argentina) formam a tríplice fronteira.
pa/jlv/ma