A Fundação Wikimedia, que gerencia a Wikipedia, anunciou nesta quarta-feira (18) que realizou a primeira, e sutil, mudança no site em 10 anos. 

A enciclopédia livre completou 22 anos no dia 15 de janeiro e, para celebrar, fez uma mudança em seu layout priorizando a usabilidade e a experiência do usuário, independente se ele tenha mais ou menos familiaridade com a internet. A última mudança ocorreu em 2011. 

+ Apple recebe multa de R$ 8 milhões por vender iPhone sem carregador

“As mudanças facilitam para as pessoas encontrar e aprender mais com o trabalho de nossos incríveis voluntários. Esses recursos foram criados com o feedback de leitores e voluntários de todo o mundo, com o objetivo de atender às necessidades de nosso público cada vez mais diversificado, mantendo a sensação simples e direta em que milhões de pessoas passaram a confiar nos últimos 22 anos”, explicou Selena Deckelmann, diretora de produtos e tecnologia da Wikimedia Foundation, em nota. 

A atualização da área de trabalho do site apresenta uma variedade de novos recursos, incluindo experiência de pesquisa aprimorada que utiliza imagens e descrições que facilitam a localização de artigos no site, levando a um aumento de 30% nas pesquisas de usuários; mais destaque para ferramentas de troca de idiomas, que permite que leitores e editores encontrem mais rapidamente seu idioma preferido entre mais de 300; um cabeçalho fixo atualizado com links comumente usados, como pesquisa, nome da página e seções que se movem com usuários conectados conforme eles rolam; e um sumário que fornece contexto sobre o artigo e a capacidade de navegar durante a experiência de leitura. 

A atualização está sendo lançada nesta quarta-feira na Wikipedia em inglês e já está disponível em 94% das 318 versões ativas da enciclopédia para todos os usuários de desktop.