Predecessora da Fórmula 1 que ficou conhecido como “o carro de outro planeta”, a Williams FW14 garantiu o vice-campeonato da temporada de 1991 da Fórmula 1 ao inglês Nigel Mansell e será leiloada pela Sotheby’s em maio.

Com a máquina, Mansell ganhou cinco corridas – uma delas em Silverstone, na Inglaterra, onde ele deu a famosa carona ao campeão daquele ano, Ayrton Senna – e garantiu outros 9 pódios. Esta versão foi o início da revolução tecnológica causada pela equipe de Frank Williams na Fórmula 1 durante as temporadas de 1992 e 1993, anos em que a Williams dominou completamente a categoria.

+ Gasolina ficou 1,83% mais cara em março, após 3 meses de queda

Todos os detalhes do carro estão preservados. As cores clássicas da Williams neste período entre a década de 1980 e 1994, com branco, azul e amarelo, com os patrocinadores, também estão lá. Para os nostálgicos da Fórmula 1 “romântica”, os logos da Camel, Canon, Elf, Goodyear, Magneti Marelli e Labatt’s espalhados pela carroceria são um banho de boas lembranças.

O carro faz parte da coleção pessoal de Nigel Mansell, dado a ele pela equipe ao final da temporada de 1991. O único detalhe que não faz parte da Williams FW14 é o propulsor V10 da Renault, retirado da máquina antes de ir para a garagem do piloto britânico.

A Sotheby’s acredita que a Williams deva receber lances entre 1,5 milhão de euros e 3 milhões de euros (aproximadamente R$ 16,8 milhões).

Mais detalhes podem ser vistos clicando aqui.