20/01/2023 - 8:43
Fruto de um processo de cocriação dos enólogos da Miolo, vinícola com o maior portfólio de vinhos finos do Brasil. e de sommelières da Wine, o maior clube de assinatura de vinhos do mundo, a linha Ballade acaba de ser ampliada com três rótulos produzidos no Vale do São Francisco: o frisante Ballade Moscatel Branco Suave 2022 e os espumantes Ballade Brut e Ballade Rosé Brut.
Nascida no início de 2021, a linha era até agora formada por cinco rótulos de vinhos produzidos com as uvas Merlot, Cabernet Sauvignon, Riesling, Frisante Moscatel e Rosé. A ampliação do portfólio visa atender a uma demanda crescente por vinhos leves e refrescantes, que têm apelo tanto para os dias mais quentes do ano, para quem curte o verão na praia ou na piscina, quanto para um público mais jovem – não por acaso o nome escolhido remete a balada.
+ Floresta ajuda a entender o novo rumo da uva Carménère no Chile
Para a sommelière da Wine Cibele Siqueira, os novos espumantes expressam o que há de melhor no Vale do São Francisco, que recentemente conquistou o status de Indicação de Procedência (IP). “É a primeira região de vinhos tropicais do mundo a ser reconhecida como uma Indicação Geográfica com altos padrões de exigência da produção de vinhos, assemelhados à dos países da União Europeia”, afirmou.
Diretor superintendente e enólogo chefe da vinícola Miolo, a única do Brasil que produz em quatro terroirs distintos, Adriano Miolo entende que o IP é um reconhecimento à vocação do Vale do São Francisco para produzir espumantes de qualidade. “Elaboramos os melhores rótulos em cada um dos diferentes terroirs, trazendo qualidade e personalidade para cada projeto, como é o caso Ballade com a Wine”, disse.
A uva Grenache, variedade incomum na elaboração de espumantes, foi escolhida para o Brut Rosé (R$ 64,59 no site wine.com.br), espumante frutado no aroma e no paladar, saboroso e refrescante. Vinificado pelo método Charmat, em que a tomada de espuma ocorre em autoclaves, o Ballade Brut (mesmo preço do rosé) é elaborado com as uvas Chenin Blanc, Sauvignon Blanc e Verdejo. Também aromático, se destaca pela acidez vibrante.
O frisante Moscatel Branco Suave é ideal para quem prefere bebidas naturalmente adocicadas. Pode tanto acompanhar aperitivos salgados e picantes (por contraste) quanto sobremesas como bolos gelados e sorvetes (por similaridade). Um dos diferenciais é ser fermentado com gás natural e não carbonatado, como a maioria no mercado. Sai por apenas R$ 29,90 no e-commerce da Wine (preço para sócios).
Todos os produtos indicados nesta coluna são indicados apenas para maiores de 18 anos.