A Apple realizou nesta segunda-feira (5) a Worldwide Developers’ Conference (WWDC), sua Conferência Anual para Desenvolvedores. Um dos anúncios mais aguardados do evento era a nova versão do sistema operacional da marca para iPhones, o iOS 17.

Uma versão beta do sistema já foi liberada para os desenvolvedores adaptarem os aplicativos e corrigirem possíveis erros. O lançamento oficial do iOS 17 está previsto para setembro, possivelmente coincidindo com o lançamento dos modelos iPhone 15 e iPhone 15 Pro.

+ WWDC 2023: Apple apresenta novo MacBook Air de 15 polegadas; veja o preço

Como esperado, a nova versão foi atualizada com foco em aplicativos de comunicação. A empresa destacou as mudanças nos apps Phone, Messenger e FaceTime. Agora, esses sistemas contam com o Live Voicemail que deve facilitar a identificação de quem está ligando, além de entregar mensagens em voz e vídeo caso a ligação não seja atendida.

O Live Voicemall deve facilitar a identificação de quem está ligando

Além disso, a nova versão apresenta atualizações na área de compartilhamento com AirDrop, entrada de texto mais inteligente com autocorretor e novas experiências com Journal, um aplicativo que promete ajudar as pessoas praticarem a gratidão, e o StandBy, uma nova maneira de visualizar informações rápidas quando o iPhone está desligado e carregando.

“Com o iOS 17, tornamos o iPhone mais pessoal e intuitivo, considerando profundamente os recursos dos quais todos dependemos todos os dias”, disse Craig Federighi, vice-presidente sênior de engenharia de software da Apple.

No iOS 17, o AirDrop vai oferecer novas maneiras de compartilhar. O NameDrop permite que os usuários compartilhem facilmente informações de contato simplesmente juntando seus iPhones ou juntando um iPhone e um Apple Watch. Com o mesmo gesto, os usuários também podem compartilhar conteúdo ou iniciar o SharePlay para ouvir música, assistir a um filme ou jogar um jogo enquanto estiver próximo entre dispositivos iPhone.

macOS e iPadOs

O evento, além de revelar o novo iOS 17, apresentou as mudanças dos sistemas operacionais macOS, para computadores, e iPadOS 17, para iPads. A Apple reintroduziu widgets incorporando-os como um recurso de destaque nos novos sistemas operacionais. Eles permitem que os usuários deslizem por várias informações, como atualizações do clima, cotações da bolsa e compromissos futuros no calendário diretamente na tela de bloqueio.

A empresa também apresentou o macOS Sonoma, a versão mais recente do sistema operacional de desktop

Além disso, no novo iPadOS será mais fácil trabalhar com PDFs no app AutoFill, que identifica e preenche campos em formulários, e o Notes traz uma nova experiência para marcação e colaboração em PDFs.

A empresa também apresentou o macOS Sonoma, a versão mais recente do sistema operacional de desktop. Ele terá os widgets personalizáveis e novo modos de videoconferência como o Presenter Overlay, que coloca um apresentador sobre o conteúdo que está sendo compartilhado, e o Reactions, que permite efeitos de vídeo acionados por gestos.

Apple TV

Os novos recursos do FaceTime agora se estendem à Apple TV. Alimentado pelo Continuity Camera, os usuários podem iniciar uma chamada de vídeo diretamente da Apple TV ou no iPhone e, em seguida, transferi-la para a Apple TV. Com o Center Stage, os usuários devem ter um bom enquadramento mesmo enquanto se movem pela sala.

AirPods

Os AirPods Pro (2ª geração) terão três novos recursos: Áudio adaptável, Volume personalizado e Reconhecimento de conversa. O novo modo de audição combina dinamicamente o modo Transparency e o Active Noise Cancellation com base nas condições do ambiente do usuário para oferecer a melhor experiência no momento.

watchOS 10

Em relação aos sistemas operacionais da marca, o último lançamento do dia foi uma prévia do watchOS 10, com aplicativos redesenhados, um novo Smart Stack para mostrar widgets e novos mostradores de relógio encantadores.

Novas telas do Apple Watch