A Apple revelou nesta segunda-feira (10) uma estratégia de inteligência artificial que integra sua nova tecnologia batizada de “Apple Intelligence” ao seu conjunto de aplicativos, incluindo Siri. A empresa anunciou ainda uma parceria com a OpenAI para incluir o ChatGPT em seus dispositivos, inclusive o iPhone.

O CEO da empresa, Tim Cook, qualificou a Apple Intelligence como um “sistema de inteligência pessoal” durante a apresentação das novidades.

+ Apple deve lançar iPhone mais fino em 2025 enquanto enfrenta queda nas vendas

+ ‘iPhone dobrável’ pode ficar apenas na promessa e nunca virar realidade; entenda

Com essas medidas, a fabricante do iPhone busca tranquilizar os investidores de que não perdeu a batalha da IA para a Microsoft, grande investidora da OpenAI, embora possa ter perdido algumas rodadas.

A companhia informou afirmou ainda que levará um aplicativo de calculadora para o iPad batizado de Math Notes, e um aplicativo específico para armazenar todas as senhas do usuário.

O novo aplicativo deve facilitar para clientes o acesso a sites e outros apps e funciona em Macs, iPad e iPhone.

As ações da fabricante do iPhone, no entanto, caíam 2% nas negociações durante a tarde, conforme investidores buscavam mais anúncios de IA. O papel tem ficado atrás das ações de outras grandes empresas de tecnologia este ano.

Os recursos de IA foram anunciadas na Conferência Mundial de Desenvolvedores da Apple (WWDC 2024) e virão com o sistema operacional mais recente para seus dispositivos, que também foram apresentados no evento.

Os recursos permitirão aos usuários resumir texto e gerar outros conteúdos, como animações personalizadas para desejar feliz aniversário a um amigo.

A Apple também disse que a integração do ChatGPT estará disponível ainda este ano e que outros recursos de IA seguirão, acrescentando que o chatbot poderá ser acessado gratuitamente e que as informações dos usuários não serão registradas.

O executivo da Apple, Craig Federighi, ao apresentar a integração do ChatGPT, disse: “queremos que vocês possam usar esses modelos externos sem precisar alternar entre diferentes ferramentas.”

A empresa também reformulou a Siri com tecnologia de IA generativa para dar ao assistente de voz a capacidade de controlar recursos individuais do aplicativo. Isso significa que a Siri agora pode deletar e-mails e editar fotos para usuários do iPhone — algo que havia se mostrado complicado no passado, já que a Siri precisa entender as intenções exatas do usuário e também como o aplicativo funciona.

A Siri também aproveitará a expertise do ChatGPT e solicitará a permissão dos usuários antes de consultar o serviço da OpenAI.

Enquanto seus rivais de IA estão mirando empresas, a Apple planeja se destacar tornando a tecnologia relevante para seus mais de 1 bilhão de usuários — a maioria dos quais não são aficionados por tecnologia.

A Apple disse que o iOS 18, o software que alimenta seu dispositivo principal, torna a tela inicial do iPhone mais personalizável e inclui versões melhoradas de seus aplicativos internos.

Conhecida por sua ênfase na segurança dos dados do usuário, a Apple disse ter construído a IA com privacidade “no centro” e que usaria uma combinação de processamento em dispositivo e computação em nuvem para potencializar seus recursos de IA.

Para fazer isso acontecer, a Apple planeja usar seus próprios chips para ajudar a alimentar os recursos de IA em seus dispositivos. Também apresentou o “Private Cloud Compute”, dizendo que sua IA pode usar modelos maiores baseados em servidores enquanto protege a privacidade do usuário.

O novo software também virá com um recurso de “bloqueio de aplicativo” que ajudará as pessoas a proteger informações confidenciais. Os usuários podem optar por bloquear aplicativos específicos e manter os dados mais controlados no sistema operacional.

A empresa também está disponibilizando seus óculos de realidade mista Vision Pro em mais oito países, incluindo China e Japão. O novo software VisionOS 2 para o dispositivo utilizará aprendizado de máquina para criar fotos com profundidade natural e virá com novos gestos.

Confira os principais anúncios do evento da Apple

IA

  • “Apple Intelligence”, uma série de recursos de IA generativa em aplicativos nativos como parte dos sistemas operacionais mais recentes para iPhones, Macs e iPads.
  •  Siri agora pode analisar informações de mensagens, emails, calendários e fotos, bem como de aplicativos de terceiros, para responder a uma variedade maior de perguntas e realizar tarefas. Os usuários também podem interagir por texto.
  • Integração com o ChatGPT: a Apple está incorporando a tecnologia para que seus sistemas possam entender melhor imagens e documentos, e para que os usuários possam escrever e editar mensagens de texto.
  • A maioria dos processos de IA será executada nos dispositivos, enquanto as tarefas mais complexas serão tratadas pelos servidores da Apple sob uma nova oferta chamada Private Cloud Compute. Ela usará seus próprios chips de servidor para ajudar a potencializar os recursos de IA em todos os seus dispositivos.
  • Apple Intelligence estará disponível no iPhone 15 Pro, iPhone 15 Pro Max, iPad e Mac com M1 e lançamentos posteriores.

Sistemas Operacionais

  • O iOS 18 para iPhone oferece a capacidade de organizar aplicativos e widgets em qualquer espaço aberto na tela inicial, personalizar a tela de bloqueio e a central de controle, que ganha controles de reprodução de mídia.
  • O MacOS Sequoia oferece o iPhone Mirroring, que permite que a tela do telefone seja visualizada e interagida em computadores Mac.
  • Com o iPadOS 18, o tablet da Apple finalmente ganhou um aplicativo de calculadora com recursos adicionais.
  • A calculadora Math Notes permite aos usuários digitar ou escrever expressões matemáticas e vê-las instantaneamente resolvidas com sua própria caligrafia.
  •  Os recursos Smart Script tornam as notas escritas à mão mais legíveis.
  • O WatchOS 11 recebe o aplicativo Vitals, que mostra métricas importantes de saúde e um modo de treinamento para mostrar melhor como os exercícios impactam o corpo do usuário.
  • O VisionOS 2 terá controles de gestos aprimorados e fotos espaciais.

Atualização de aplicativos

  • Mensagens agora podem ser enviadas via satélite para os momentos em que as conexões de celular e Wi-Fi não estiverem disponíveis.
  • O aplicativo Mail agora pode classificar automaticamente os emails em pessoais, de marketing e transacionais.
  • O Safari recebeu o recurso Highlight, que pode exibir informações importantes sobre uma página da web, como a localização de um restaurante ou ouvir a música de um artista diretamente de um artigo.
  • Nos aplicativos Notas e Telefone, usuários agora podem gravar, transcrever e resumir áudios.
  • A Apple apresentou também a nova ferramenta de geração de imagens Image Playground.
  • A empresa ainda aprimorou a pesquisa no aplicativo Fotos e anunciou uma nova capacidade de encontrar momentos específicos em vídeos.

WWDC 2024

A Apple usa a conferência de desenvolvedores em sua sede em Cupertino, Califórnia, todos os anos para apresentar atualizações de seus próprios aplicativos e sistemas operacionais, bem como para mostrar aos desenvolvedores novas ferramentas que eles poderão usar em seus aplicativos.

A Apple vem usando IA nos bastidores há anos para potencializar os recursos de seus dispositivos, como a capacidade de seus relógios de detectar acidentes e quedas. Mas tem relutado em divulgar como essa tecnologia aumenta a funcionalidade de seus dispositivos, como a Microsoft fez com a ajuda de sua aposta na OpenAI.

Valiosa

A Microsoft ultrapassou a Apple como a maior empresa do mundo em valor de mercado em janeiro, e as ações da Apple ficaram atrás das ações de outras grandes companhias de tecnologia este ano. A gigante de chips de IA Nvidia ultrapassou brevemente a Apple na semana passada como a segunda empresa mais valiosa do mundo, ressaltando para alguns investidores uma mudança de poder no mundo da tecnologia.