A Volvo lançou no Brasil o XC40 Recharge Pure Electric, o primeiro automóvel totalmente elétrico da companhia a estrear mundialmente. O carro, que será vendido por R$ 389.950, conta com dois motores elétricos P8 AWD (All Wheel Drive), que geram 408 cv de potência.

Com aceleração de 0 a 100km/h em 4,9 segundos, o veículo alcança 180 km/h. O XC40 tem powertrain de tração integral totalmente elétrico e bateria de 78 kWh. Com isso, ele tem uma autonomia de 400km – a bateria carrega até 80% de sua capacidade em 40 minutos.

+ Citroën terá um carro novo por ano na América do Sul até 2024
+ Carros elétricos são seguros para marcapassos, mas com precauções

O XC40 Recharge Pure Electric tem rodas de alumínio de 20 polegadas e sistema de monitoramento de pressão dos pneus, o “TPMS”. No local onde estariam as grades de entrada de ar do motor do XC40 foi incluído um painel com o logo da Volvo. Além de receber uma nova cor, a Sage Green, exclusiva para o modelo elétrico. Na parte externa há a inscrição “Recharge”, nas colunas traseiras.

O utilitário possui um porta-malas frontal, além do traseiro, que tem capacidade para 413 litros. Por dentro, a Volvo apresenta um painel limpo, com revestimento de chão fabricado integralmente com plástico reciclável.

Para ligar o motor não há botão de partida. O carro é ligado quando o motorista afivela o cinto de segurança e seleciona o câmbio na posição D (drive). Para desligar, basta selecionar a opção P do câmbio automático.

O Volvo XC40 Recharge Pure Electric tem tecnologias de assistências à condução, como a câmera 360 graus, alerta de tráfego cruzado (CTA), frenagem automática, sistema de alerta de mudança de faixa (LKA) e sistema de alerta de ponto cego (BLIS).

O SUV inaugura o sistema de infoentretenimento Google Automotive Services. O assistente pode controlar a temperatura, definir um destino, tocar música e podcasts, e enviar mensagens, tudo isso apenas por comando de voz.