17/07/2020 - 10:27
A XP Inc anunciou meta de contar com 50% de mulheres em seu quadro de funcionários, em todos os níveis hierárquicos, até 2025. O olhar para a equidade de gênero da companhia vem junto a outras iniciativas tomadas e relacionadas a temas que passaram a fazer parte do cotidiano da sociedade e do mundo dos negócios como compromissos com meio ambiente e sociais.
+ Investir em mulher é investir em desenvolvimento social
+ Mulheres grávidas devem se preocupar com a saúde vascular
Hoje, a XP tem 22% de mulheres entre seus 2,6 mil colaboradores, sem distinção de salários. A companhia deve encerrar o ano com 3,1 mil funcionários.
Inclusão
O objetivo é acelerar o processo de inclusão de mulheres no mercado financeiro e em cargos de liderança. “Entendemos o contexto histórico da nossa sociedade e desse mercado, que hoje não atrai ou favorece a presença feminina, e o nosso intuito é derrubar essas barreiras”, diz Marta Pinheiro, sócia e diretora de ESG da XP Inc.
Ela lembra que mais mulheres no mercado financeiro também significa maior empoderamento de suas finanças, o que é uma ferramenta de liberdade.
Meta
Para atingir a meta traçada, a XP está implementando uma série de medidas práticas, entre as quais a criação do coletivo feminino MLHR3, além do fomento de grupos/comunidades internas para discussões e implementação de ações; treinamento para lideranças; mentoria de carreira para mulheres; revisão de políticas internas – ajuste da nomenclatura das vagas e avaliação de desempenho; licença a maternidade e paternidade estendida e a possibilidade de trabalho remoto para todos os colaboradores, de acordo com o que for melhor para cada profissional.