09/10/2025 - 11:13
Para quem acha que o YouTube reina no celular, vai a novidade: nas casas brasileiras, ele agora é mais visto nas TVs conectadas (as que permitem acesso a conteúdos distribuídos pela internet) do que na telinha dos dispositivos móveis. É o que apontou a Kantar Ibope Media, que mede dados de audiência.
De acordo com relatório divulgado nesta quarta-feira, 8, nos últimos três anos o percentual das pessoas que consomem vídeos do YouTube por esses aparelhos, também conhecidos como CTV, saltou de 41% para 53%.
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Esse fenômeno já tinha acontecido nos Estados Unidos, onde nasceu a plataforma, 20 anos atrás. Por aqui, a tendência é que esse consumo cresça. Segundo o YouTube Brasil, em abril passado 80 milhões de pessoas viram algum conteúdo da plataforma nas CTVs. Essa mudança de comportamento se reflete na liderança da empresa no streaming.
A Kantar indica que o YouTube é o serviço número 1 em consumo em TVs conectadas em residências de brasileiros com mais de 18 anos, com 56% de participação. É importante observar que a plataforma do Google, embora tenha produtos pagos, deve muito de seu sucesso aos conteúdos gratuitos.
De olho nos aparelhos conectados, a companhia apresentou na semana passada o Shoppable CTV, que chega ao Brasil em novembro. A ferramenta vai tornar o caminho para a compra mais interativo no YouTube. Assim, o público poderá adquirir produtos diretamente na tela grande.
Youtuber estão se tornando startups
A migração da audiência para a tela grande tem um impulsionador: o trabalho de criadores – no jargão “antigo”, de poucos anos atrás, eles eram chamados apenas de youtubers. Hoje, eles dominam diferentes linguagens e exploram vários formatos, crescendo tanto em audiência que poderiam ser considerados empresas de mídia. Para Patricia Muratori, diretora do YouTube na América Latina, esses criadores estão se tornando as novas startups do entretenimento.
E, já que é pela oferta de entretenimento que muitas companhias de mídia buscam se expandir, o YouTube está abrindo mais frentes para manter os usuários conectados em seus vídeos – e parte dessa produção se encaixa perfeitamente com as CTVs. Uma delas é o formato novela.
Em parceria com a Sofá Digital, o canal Noverama irá abrigar um projeto de novela do YouTube, que terá títulos licenciados e produção local de microdramas. O primeiro folhetim deve ser exibido no primeiro semestre de 2026. Cotas de patrocínio estão circulando no mercado (uma já foi negociada).
Novas apostas
A aposta em conteúdo de alta qualidade e parcerias estratégicas para 2026 visa quatro territórios: música, entretenimento, esportes e bem-estar. Os projetos são focados em conteúdos de formato longo, que tem alta performance em TVs conectadas. E já há dois destaques dentro dos planos da empresa: Tiny Desk Brasil e MasterChef Creators.
O primeiro já estreou nesta semana no país, com João Gomes. O formato do Tiny Desk já acumulou mais de 3,5 bilhões de visualizações em todo o mundo. No Brasil, chega com força. O projeto tem duas primeiras temporadas já gravadas e com lançamento previsto para o último trimestre do ano.
Em 2026, o Tiny Desk Brasil terá, além da apresentação, o “Tiny Talks”, conversas intimistas com os artistas do projeto, apresentados por Sarah Oliveira. E dois episódios regionais especiais serão lançados ainda neste ano.
Outras novidades na programação serão “MasterChef Creators” (segunda temporada), com a dupla Fih e Edu, do canal Diva Depressão, segue no comando do programa, que terá ainda os jurados Henrique Fogaça, Erick Jacquin e Helena Rizzo; e o futebol que se consolida no YouTube.
Com a Cazé TV, a plataforma transmitirá 38 partidas do Brasileirão e 16 do Paulistão, ambos em 2026. E nesse mesmo ano tem Copa do Mundo, que será disputada em três países: Estados Unidos, Canadá e México. Nesse caso, 100% dos jogos serão transmitidos. E de graça.