O YouTube anunciou um novo formato de publicidade em sua plataforma, os anúncios de áudio. Apesar de soar estranho num primeiro momento, a novidade visa atingir os usuários que utilizam o serviço em segundo plano, consumindo apenas o áudio dos conteúdos.

O novo formato já está em testes e se assemelhará as propagandas que estamos acostumados a ver em rádios. No Youtube, os anúncios em áudio poderão ter até 30 segundos de duração e terá também algum apelo visual para o usuário não se deparar com uma tela preta ao mudar de aba.

+ Spotify deve lançar plano Premium que terá áudio de alta fidelidade e som espacial

Entre os conteúdos mais “ouvidos” no YouTube estão os clipes de músicas e também os podcasts. Segundo a própria plataforma, testes iniciais mostraram que o novo formato aumentou em 14% a habilidade dos usuários de lembrarem da propaganda, assim como no crescimento de 2% na preferência das pessoas.

Ainda não existe uma previsão de quando os anúncios em áudio estarão disponíveis para todos e nem se o novo formato será utilizado em outros serviços do Google.