Apesar de partidos fazerem alianças cada vez maiores para, entre outras coisas, garantir um tempo maior de televisão, as redes sociais são cada vez mais centrais para as estratégias de comunicação das campanhas políticas. 

Um exemplo é o presidente Jair Bolsonaro que no primeiro turno das eleições de 2018 tinha 8 segundos de horário eleitoral na TV. A direita bolsonarista segue com um alcance maior nas redes. 

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De acordo com a pesquisadora Letícia Capone, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e integrante do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Internet e Política da PUC-RJ, a direita bolsonarista ainda é quem se destaca no Youtube. 

Os 256 canais considerados de extrema-direita monitorados pela professora somam mais de 87.954.901 visualizações em 2.942 vídeos. Os veículos de esquerda tem 17.839.979 views, o que representa audiência cinco vezes menor. 

O vídeo mais visualizado nos canais da direita entre os dias 08 e 14/08 foi o da repercussão da entrevista do presidente Jair Bolsonaro no Flow Podcast no canal do programa Pânico, da Jovem Pan. Ele teve 1.397.157 de visualizações e mais de 140 mil curtidas. 

Já nos canais de esquerda, o vídeo mais assistido foi o da TV 247 repercutindo as vaias recebidas por Bolsonaro em uma churrascaria em São Paulo. Foram 301.201 visualizações e mais de 38 mil curtidas. 

Presidente volta ao topo no TikTok

O TikTok, rede social em que os mais jovens são a maioria dos usuários, também indicou que um vídeo de Bolsonaro foi o mais visto na semana, depois de três semanas de liderança de Lula.  

Ao contrário do Youtube, onde canais não-oficiais dos candidatos tem um alcance maior, a disputa no TikTok é entre os dois canais oficiais e a diferença entre o conteúdo da extrema direita para o da esquerda é menor.  

De acordo com levantamento feio pela pesquisadora do Laboratório de Pesquisa em Comunicação, Culturas Políticas e Economia da Colaboração, da UFF, Luiza de Mello Stefano, canais e influenciadores de extrema-direita estão na frente no engajamento. Foram 2,9 milhões de visualizações contra 1,9 milhão de contas de esquerda na última semana. 

O vídeo mais visto de Bolsonaro na plataforma chinesa teve 1.500.000 visualizações, enquanto o de Lula contou com 673 mil. O petista teve o vídeo mais assistido na plataforma nas três semanas anteriores.  

Os líderes das pesquisas exploraram participações em podcast como forma de serem compartilhados na rede. Bolsonaro usou um corte de sua participação no Flow, enquanto Lula compartilhou uma participação da cantora Anitta no Pod Delas, onde ela ouvia um áudio enviado pelo petista.