LOS ANGELES (Reuters) – O YouTube lançou uma nova maneira para criadores ganharem dinheiro com vídeos de formato curto, enquanto enfrenta a intensificação da concorrência do Tiktok.

O serviço de streaming do Google anunciou na terça-feira que introduzirá publicidade em seus vídeos curtos e dará aos criadores de vídeo 45% da receita. Isso se compara à sua distribuição padrão de 55% para vídeos fora dos Shorts e o fundo de 1 bilhão de dólares do Tiktok para os criadores pagantes.

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A cabeleireira que virou criadora de conteúdo do YouTube Kris Collins, conhecida como Kallmekris, elogiou o YouTube por oferecer compartilhamento de receita para o Shorts.

“Outras plataformas estão focadas em levar as pessoas a seus 15 segundos de fama, o que é ótimo”, disse ela. “Mas o YouTube está adotando uma abordagem diferente. Eles estão ajudando os criadores a fazer coisas em vários formatos”.

O site de vídeo dominante da internet está lutando para competir com o Tiktok, aplicativo que começou a hospedar vídeos de sincronização labial e de dança e subsequentemente surgiu para 1 bilhão de usuários mensais.

O YouTube respondeu no final de 2020 com Shorts, vídeos de minuto que atraem mais de 1,5 bilhão de espectadores mensais.

Em abril, o YouTube criou um fundo de 100 milhões de dólares para atrair criadores a fazer os vídeos pequenos. O novo plano de compartilhamento de receita deve ser uma atração maior e mais sustentável do que o fundo e algo que Tiktok ainda não tem.

O YouTube está compartilhando uma proporção menor de vendas com os criadores de Shorts para compensar seu investimento significativo no desenvolvimento do recurso, disse a vice-presidente Tara Walpert Levy.

O Google gerou 14,2 bilhões de dólares em vendas de anúncios do YouTube no primeiro semestre deste ano, alta de 9% em relação ao mesmo período em 2021.