A Yum Brands disse nesta quinta-feira, 19, ter sofrido um ataque de ransomware, quando dados são criptografados da rede e sequestrados, em alguns de seus sistemas de tecnologia da informação. O ataque cibernético levou ao fechamento temporário de algumas de suas lojas no Reino Unido.

A controladora da KFC, Pizza Hut e Taco Bell, disse que, embora os dados tenham sido retirados de sua rede, não há evidências de que os bancos de dados de clientes tenham sido roubados.

Segundo a empresa, os protocolos de resposta foram iniciados assim que detectada a violação, incluindo a adoção de medidas de contenção, como deixar certos sistemas off line. Menos de 300 restaurantes no Reino Unido ficaram fechados por um dia mas, de acordo com a companhia, todas as lojas já estão operacionais.

+ Facebook aprovou anúncios de promoção de violência após ataques em Brasília, diz grupo

+ Lucro da Yum Brands cai 42,7% e atinge US$ 224 milhões no 2 ºtri

+ Hackers russos atacaram laboratórios nucleares dos EUA

A Yum Brands disse, ainda, que deu início a uma investigação sobre o incidente e que notificou a polícia federal, acrescentando que espera restaurar totalmente os sistemas prejudicados nos próximos dias. A empresa não espera que o ataque tenha um impacto material adverso em seus negócios, operações ou resultados financeiros.

Ataques cibernéticos globais aumentaram 38% em 2022, de acordo com um relatório recente do provedor de inteligência de ameaças cibernéticas Check Point Research, que disse que o aumento foi impulsionado por hackers e gangues de ransomware menores e mais ágeis.