Em 22 de março, a casa de moda francesa Louis Vuitton apresentou uma nova coleção de joias Louis Vuitton Volt em sua conta oficial do Instagram (a rede social é proibida na Rússia). Nos comentários sob a foto da joalheria, os usuários da rede social acusaram a casa de moda de apoiar a invasão russa na Ucrânia.

De fato, nas imagens da nova coleção de joias da Louis Vuitton, são visíveis os símbolos V e Z, que são aplicados ao equipamento militar das tropas russas na Ucrânia para identificação. Mas em suas postagens, a casa de moda explica que a coleção da Louis Vuitton Volt (LVVolt) usa as “iniciais da empresa”, “pulsando de energia”.

No entanto, os comentários consideraram inadequado usar essas letras enquanto a Rússia está realizando uma invasão em grande escala do território da Ucrânia.

Vale destacar que a holding francesa LVMH, que gere as marcas Louis Vuitton, Dior, Givenchy, Loewe, Fendi, Bulgari, Guerlain, fechou as lojas destas marcas no início de março e deixou de comercializar na Rússia devido aos acontecimentos na Ucrânia.

Instagram will load in the frontend.