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A tecnologia promoveu grandes transformações na economia mundial na última década, movida pela Revolução Industrial 4.0. A possibilidade de criação de novas soluções veio de encontro à necessidade das empresas de diversos setores em alavancar a produção, trazer eficiência para os processos por meio da automação, criar produtos cada vez mais inovadores e, ao mesmo tempo, otimizar os custos. São mudanças importantes que trazem um novo olhar para a gestão de negócios e tarefas.

De acordo com a 1ª Pesquisa sobre Robotic Process Automation (RPA) na América Latina, feita pela consultoria EY e a empresa BotCity, 26% das tecnologias ligadas à automação adotadas pelas empresas têm como principal fim obter maior produtividade. De olho nas tendências que norteiam essas necessidades, a Zebra Technologies, empresa de tecnologia B2B focada no desenvolvimento de soluções para setores como varejo, logística e centros de distribuição, acompanha esse movimento oferecendo cada vez uma gama maior de alternativas para ajudar essas companhias a ganharem mais agilidade e eficiência.

As soluções da Zebra vão desde a oferta de computadores móveis, RFID até gestão de tarefas, que, a cada ano, ganham novos incrementos tecnológicos. Segundo Vanderlei Ferreira, vice-presidente e gerente geral da companhia no Brasil, a tecnologia permitiu avanços importantes para a operação das empresas e acirrou a competitividade. “Para podermos ajudar os clientes a trazer mais eficiência para o negócio, precisamos oferecer ferramentas e informações certas para que eles consigam operar com agilidade, melhorando a produtividade e, consequentemente, a experiência do cliente, algo que o consumidor hoje em dia coloca como prioridade”.

Computação móvel: avanço nas tarefas operacionais

Segundo o estudo Warehousing Vision Study 2022, feito pela Zebra, 91% dos operadores de armazéns na América Latina concordam que precisam implementar novas tecnologias para serem mais competitivos e 50% dos gerentes pretendem apostar nesse caminho para melhorar a visibilidade de estoques e ativos em seus armazéns e cadeias de suprimento nos próximos cinco anos.

A computação móvel é uma importante aliada nesse sentido e uma das apostas da Zebra, ajudando os colaboradores concluírem o trabalho de forma mais rápida e inteligente. Entre as últimas novidades trazidas ao mercado estão os modelos TC22 e TC27, voltados para setores como varejo, transporte e logística. Robustos, seguros e funcionais, ambos possuem um mecanismo de leitura integrado no padrão 1D e 2D e contam com a tecnologia Intellifocus™ para digitar itens na mão ou nas prateleiras com alturas elevadas.

O TC22 pode ser aplicado na rotina do varejo e em hospitalidade. “Em loja, permite ao funcionário localizar itens e checar preços, cumprir pedidos online, avaliar inventários e mover as remessas ao estoque de forma rápida e fácil. Já em cinema e em teatros, ajuda no escaneamento e validação de ingressos com apenas um toque, evitando filas”, detalha Ferreira.

Gestão de negócios: questão de sobrevivência

O varejo tem a importante missão de oferecer uma experiência para o cliente cada vez mais alinhada às suas expectativas – ou, em grande parte, surpreendê-lo com algo a mais. Caso contrário, ele não pensa duas vezes em trocar de marca. Um relatório sobre o varejo realizado pela plataforma financeira Adyen comprova esse fato. De acordo com o levantamento, 70% dos entrevistados afirmaram que não voltam a comprar de uma empresa caso se sintam frustrados com o serviço prestado.

E a gestão eficiente do negócio está por trás desse trabalho bem-sucedido. Para marcar presença nessa jornada, a Zebra aposta no Modern Store, framework com foco no varejo que apoia os varejistas – desde o pequeno ao grande lojista – com tecnologia que atua em todas as pontas da cadeia, atingindo todos os desafios que o setor enfrenta atualmente, como, por exemplo, a eficiência na entrega dos produtos aos consumidores.

Envolve a adoção de tecnologia em processos como gestão de estoque em todos os canais, tornando a experiência de compra mais fácil e agradável, algo fundamental em um momento no qual o varejo online se prepara para duas importantes datas de vendas: a Black Friday e o Natal. De acordo com a Neotrust, o e-commerce deve vender 12,6% a mais na Black Friday em relação ao ano anterior.

Resultados na prática

As soluções tecnológicas da Zebra possibilitaram que algumas gigantes do setor de manufatura e varejo obtivessem resultados importantes para sua operação. Um deles ocorreu na unidade fabril da Bosch em Curitiba (PR). A empresa precisava automatizar ainda mais seu processo de inspeção de qualidade e adotou um sistema de visão, leitura e verificação mais avançados, desenvolvido pela Zebra, além da automatização da rastreabilidade dos bicos injetores. Com a nova solução, a planta fabril reduziu o montante de peças usinadas que requerem inspeção manual e subiu para 7 mil seu volume de produção diária de itens automotivos.

A necessidade de agilizar suas operações ominichannel e melhorar a experiência do cliente era uma das demandas mais urgentes da rede Le Biscuit quando optou pelas soluções da Zebra em seu centro de distribuição. Entre os ganhos obtidos estão a otimização do estoque, entrega mais ágil e com um leque maior de opções para o cliente escolher, de acordo com sua necessidade.

“A colaboração com a Zebra nos permitiu expandir nossas operações omnichannel do Nordeste do Brasil para todo o país, impulsionando nossas operações”, diz Rodrigo Spillere, diretor de Tecnologia da Le Biscuit.

As soluções da Zebra Technologies podem ser conhecidas no site www.zebra.com