01/03/2006 - 7:00
Ele tem o tamanho de dois campos de futebol. São 195 metros de comprimento, 74 metros de largura e 50 metros de altura. Poderia ser comparado a um desses transatlânticos que singram os mares apinhado de gente não fosse por um pequeno detalhe: esse gigante voará. O Aeroscraft, uma espécie de zepelim do futuro, é uma das maiores apostas da Worldwide Aeros, empresa americana sediada na cidade de Tarzana, na Califórnia. Ali, no estado onde nascem as tecnologias que dominam a cena no mundo corporativo, os engenheiros da companhia desenham o que poderá se tornar um propulsor da indústria do turismo. ?O Aeroscraft terá um serviço excepcional e um conforto muito além do oferecido na primeira-classe dos aviões comerciais?, disse à DINHEIRO, Edward Pevzner, gerente de desenvolvimento de negócios da Worldwide Aeros. Será como um hotel de luxo, só que a 2.438 metros de altura do solo. Haverá bar, lojas, restaurantes e salas de estar para acomodar os 250 passageiros. As mordomias são necessárias já que o dirigível alcança uma velocidade de 278 km/h, o que o torna lento se comparado com os aviões. Um jato faz o trajeto dos Estados Unidos à Europa em 7 horas – o Aeroscraft consumirá 18 horas. Por isso, quando se trata de levar passageiros, ele é visto como uma alternativa de lazer como os cruzeiros.
O Aeroscraft estará pronto para voar em 2010 e já há uma grande aposta no projeto. Até mesmo o Departamento de Defesa dos Estados Unidos repassou US$ 3 milhões para auxílio nas pesquisas e no desenvolvimento do zepelim. O interesse do governo americano na criação desse veículo é justificado pelo que ele pode gerar em negócios para o país. O projeto original do Aeroscraft prevê o seu uso, principalmente, para o transporte de cargas. Levaria 400 toneladas e poderia desbancar o transporte marítimo. Com a vantagem de não depender de infra-estrutura portuária e ser mais rápido. A idéia pode soar estranha, até insana, indagações que acompanham essa família de veículo desde sempre, desde que o general alemão Ferdinand Graf von Zeppelin pôs o primeiro exemplar no céu, em 1900 ? ainda que o brasileiro Santos Dumont tenha feito experimentos antes da virada do século. Ele foi usado pelos alemães nas duas grandes guerras mundiais e também virou um meio de transporte glamuroso para os endinheirados até o fim da década de 1930. Agora, com o lançamento do Aeroscraft, fica uma pergunta no ar: será que este glamour pode retornar?
GLAMOUR NOS CÉUS
US$ 3 milhões é quanto o governo dos EUA investiu no projeto
400 toneladas de carga poderão ser carregadas pelo veículo
18 horas é o tempo que leva a travessia dos EUA à Europa
Aeroscraft: o dirigível terá restaurantes, salas de estar, bares e lojas