07/08/2015 - 9:00
Não pegar trânsito para chegar ao trabalho é uma benção, um privilégio desfrutado por pouquíssimas pessoas que vivem numa megalópole como São Paulo. Fazem parte desse clube exclusivo os empreendedores digitais André Macedo, Arley Moura, Carlos Eduardo Braga e Carlos Carvalho, fundadores do aplicativo de gestão de pequenas e médias empresas Zero Paper. A startup, baseada em Brasília, foi adquirida, por um valor não revelado, pela gigante americana Intuit, no começo do ano.
Uma das exigências da compradora, ao fechar o negócio, foi que a Zero Paper transferisse seu endereço para a capital paulista para ficar mais perto do principal polo econômico do País. Além de um novo escritório, o quarteto, que permaneceu à frente do negócio, teve procurar novas residências. Optaram pela mesma região do escritório, no bairro de Santo Amaro, na zona Sul da cidade. A mudança forçada foi mais um passo na trajetória da companhia que começou com capital dos fundadores, recebeu aporte de investidores anjo, entrou para uma aceleradora e contou com da brasileira Totvs, até ser adquirida pela Intuit, uma gigante com valor de mercado de US$ 30 bilhões.
“Não teve muito atalho na nossa história”, afirma o CEO André Macedo. “Passamos por todas as fases de uma startup, em apenas três anos.” A velocidade dos tempos iniciais, multiplicou-se sob o controle da Intuit. Em menos de seis meses, a Zero Paper, que contava com 500 mil empresas em seu portfólio, está prestar a dobrar o número de clientes, batendo na marca do um milhão. “Integramos algumas funções dos produtos da Intuit em nossa solução”, diz Macedo. “Com mais funcionalidades, o número de empresas que poderíamos atender cresceu.” Segundo ele, até o final do ano, a Zero Paper pretende lançar um aplicativo totalmente reformulado, que irá unir todas as suas funcionalidades às da Intuit.
O projeto vem contando com a participação de especialistas da área de tecnologia da Intuit, no Vale do Silício e na Índia, que vêm fazendo visitas constantes ao escritório da empresa em São Paulo, para ajudar na integração. Com a nova ferramenta, chegam também novas faixas de preço. Além da versão gratuita, a Zero Paper lançará uma semelhante à já existente, que atende empresas que precisam, por exemplo, emitir notas constantemente. Ela se somará a essas duas uma terceira versão, mais robusta, que vai explorar todas as ferramentas da Intuit, direcionada a médias empresas. “O que está me deixando mais feliz é que continuamos empreendendo e que ainda podemos pensar e agir como uma startup”, afirma Macedo.